Coral com crianças de Bebedouro encanta público na Mostra Cultural, em Vitória

Um projeto desenvolvido no contraturno escolar, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef "Professora Elia Corrêa Pinafo", em Bebedouro, tem apresentado resultados positivos no comportamento, autoestima e rendimento dos alunos. O resultado dessa dedicação entrou em cena na modalidade "Canto Coral" nas apresentações do Programa Mais Educação, do Governo do Estado, no último dia 17 de março, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves – o Tancredão, em Vitória.

O Coral "Pequenas Joias" é composto por 120 alunos, todavia, para a apresentação na capital, ele foi representado por 20 estudantes que focaram o olhar e a sensibilidade diante o belo. O grupo foi acompanhado pela diretora da unidade escolar Noelza Seidel, pelo professor coordenador do Programa Mais Educação na escola, João Gabriel Lírio, pela monitora do Coral, Nilda Rosa da Conceição Martins, e pela professora responsável pelo Programa Mais Educação na Prefeitura de Linhares, Silvete Cupertino.

Vários municípios estavam presentes, entre eles, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Vila Velha, Serra, Viana e Vitória, e colaboraram com a apresentação de diversas atividades desenvolvidas em suas respectivas cidades, como capoeira, artes marciais, hip hop, além de manifestações culturais e oficinas manuais.

Silvete Cupertino explica que o Programa Mais Educação é desenvolvido pelo Governo do estado em parceria com as Prefeituras, como piloto para a implantação do projeto escola em tempo integral.

"Se, no período da manhã, os estudantes estão nas salas de aulas, ouvindo atentamente as mensagens dos professores, à tarde, a cerimônia é deixada de lado para aprenderem brincando e se divertindo. Oficinas de música, coral e dança; a prática de esportes coletivos, além de jogos e brincadeiras, ocupam o tempo ocioso das crianças, afastando os menores do tenebroso mundo das drogas e da criminalidade", explica.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, diz que o resultado do programa é visível no comportamento dos alunos e na melhora das notas. "Eles ouvem mais, são mais participativos e respeitam os educadores", destaca. O resultado, em casa, conforme Ana Paraíso, é avaliado em reuniões com os pais. "Os próprios pais dão depoimentos sobre a melhora no comportamento dos filhos. O projeto amplia as possibilidades de futuro das crianças e facilita as relações familiares", observa.

A Mostra Cultural foi um evento que deu oportunidade aos alunos de apresentarem parte das oficinas diversas, trabalhadas no Programa Mais Educação, além de reforçar seu papel auxiliador na formação artística, cidadã e educacional dos estudantes.

"Educacional porque conhecem culturas, aprendem técnicas e a trabalhar o coletivo; cidadã porque reflete o papel deles na sociedade; e artístico, visto que aprendem a compor e a montar espetáculos", finaliza a diretora da Emef "Eliana Corrêa Pinafo", Noelza Seidel.