No Dia Nacional do Artesão, Linhares mostra o que tem de melhor no Setor

Nesta segunda-feira (19), comemora-se o Dia Nacional do Artesão, data em homenagem à beleza e originalidade desse ofício, que utiliza o talento para transformar matérias-primas comuns em arte.  Em Linhares, a Prefeitura expõe a riqueza do artesanato local em dois pontos fixos – um na sede, no centro da cidade, e outro no interior, em Pontal do Ipiranga, na Avenida das Luas.

Além disso, um dos mais conceituados artesãos do Espírito Santo, Osvaldo França, que é linharense, possui 45 obras expostas no Museu do Chocolate, em Paris, na França. Além de mostrar a criatividade do artista, as obras retratam a importância de um dos expoentes da economia linharense, o cacau. Hoje, Linhares é responsável por 95% da produção do fruto em território capixaba.

Casa do Artesão – Linhares e Pontal

Você já viajou e teve vontade de levar embora um pedaçinho do lugar de tanto que gostou? Linhares oferece essa opção ao turista por meio da Casa do Artesão, que confecciona e vende os souvenirs. Além disso, as casas do artesão funcionam como posto de informação e distribuem mapas turísticos do município em dois idiomas: português e inglês.

O artesanato do município é rico e, dentre essa diversidade de produtos artesanais feitos, o  destaque fica para os  objetos decorados com a técnica da marchetaria. Com essa arte milenar, é possível ornamentar superfícies de móveis, painéis, pisos, tetos, por meio de aplicações de materiais como madeira, metais, pedras, entre outros.

A Secretaria de Turismo apoia a atividade com cursos de capacitação e com o espaço onde fica a Casa do Artesão em Linhares e em Pontal do Ipiranga. A Casa do Artesão, seja na sede ou no balneário, é uma oportunidade que a Prefeitura de Linhares oferece à população pela geração de emprego e renda, e para todos que desejam conhecer a nossa arte. O turista tem a chance de levar um pouco da cultura do município.

Informações:

Casa do Artesão – Pontal do Ipiranga
Telefone para contato: 3274-5260
Endereço: Avenida das Luas – Em frente ao Zero Grau

Casa do Artesão – Centro
Segunda a sexta-feira em horário comercial, e Sábado até o meio-dia.
Telefone para contato: 3371-3531
Endereço: Avenida Francisco Calmon, nº 1510 – Centro – próximo ao Banestes


Osvaldo França

Osvaldo Antônio França tem 52 anos e nasceu na comunidade de Santo Hilário, interior do município. A história do artista plástico começa às margens do Rio Doce com a Pesca, profissão que exercia com carinho e que diz ainda sentir falta, "gostava muito de pescar, mas a tal veia artística pulsou mais forte dentro de mim", afirma o artesão.

Autodidata, aprendeu sozinho a moldar e a dar vida à madeira morta. São cobras, corujas, jacarés, cacaus, papagaios e periquitos, todos entalhados com delicadeza e precisão. O artista é casado há 32 anos com Maria da Penha Gomes França e é pai de 3 filhos, Wanderson, Adalberto e Clarisse. Ele reside, atualmente, no bairro Interlagos. Para entrar em contato com o artista, é só ligar para o tel: 9257 5429 ou 3372 0531.