CRAS fortalece a geração de emprego e renda no interior

As manhãs são mais alegres e dinâmicas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Linhares, nos distritos de Bebedouro e de Rio Quartel. Lá, jovens, adultos e idosos passam horas conversando, conhecem-se melhor e aprendem muitas coisas novas, mas três, em especial: aprender a cortar e costurar, pintar artisticamente em tecidos e confeccionar vassouras de garrafa PET.

As oficinas são oferecidas para famílias que vislumbram fortalecer a renda familiar. Os cursos são escolhidos de acordo com a necessidade da comunidade e a demanda do mercado existente nas respectivas regiões.

No Cras de Rio Quartel, estão abertas as inscrições para o curso de corte e costura. Podem participar pessoas acima de 16 anos. As aulas começam no dia 12 de março, a partir das 8 horas. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência na sede do Centro, que fica na Rua Principal, em frente ao Campo de Futebol.

Recentemente, a unidade de Rio Quartel encerrou o curso de pintura em tecido. Dezessete pessoas da comunidade aprimoram as técnicas e habilidades durante as aulas que duraram cinco semanas. No final dos cursos, os participantes recebem certificados com a carga horária correspondente.

Em Bebedouro, as atividades também não param. Está em funcionamento a oficina para produção de vassouras produzidas com garrafas PET. São 10 participantes que veem, na oportunidade, a chance de ampliarem a geração de renda em suas famílias.

Nos próximos dias, a Unidade vai abrir as inscrições para os cursos de conserva de vegetais e biscoitos. O Cras de Bebedouro funciona na Rua José Tobias de Andrade, ao lado do Posto de Saúde. O telefone para informações é o 27 3373 0548.

Na região de Bebedouro, os idosos também não ficam parados. Eles frequentam três vezes por semana – às terças, quartas e quintas-feiras – aulas de ginástica, alongamento e hidroginástica. São 66 idosos, com turmas das 7 às 8 horas, e um grupo especial de mulheres das 8 às 9 horas.

"Com todas essas atividades, as famílias ampliam as relações interpessoais e desenvolvem habilidades para o mundo do trabalho. Embora tenham caráter motivacional, as oficinas fazem as pessoas despertarem suas habilidades e se lançarem no mercado do trabalho", explica Ivonete Souza Souto, a Nete, como é carinhosamente conhecida.

Ela ressalta, ainda, que a proposta da Unidade é capacitar pessoas para o mercado de trabalho e incentivar a formação de grupos produtivos.