Secretaria Municipal de Cultura estuda a restauração de obras de Nice Avanza

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu, nesta semana, a visita da restauradora Lídia Vasconcelos, da Alemanha, para um estudo acerca da restauração de obras da renomada pintora linharense, Nice Avanza. O primeiro passo, antes de iniciar os trabalhos, é fazer um diagnóstico e, somente depois, fazer uma intervenção chegando, posteriormente, à restauração.

Todo o acervo de Nice Avanza receberá reparos, como melhora nas molduras e na pigmentação das telas. As obras foram pintadas há cerca de 30 anos e nunca receberam restauro. Nice foi uma artista plástica primitivista que ficou conhecida, internacionalmente, por sua temática relativa ao cacau.

Lídia Vasconcelos é graduada em artes plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em conservação e restauração de bens culturais móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, mora na Alemanha e está no Brasil para uma pesquisa de doutorado em Artes Plásticas.

Especialista no assunto, ela garante que o restauro tem papel importante na sociedade. "A restauração resgata aspectos históricos, estéticos e garante às gerações futuras o acesso ao bem cultural". Para o Secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, o objetivo da restauração não é apenas pelo desejo de preservar as obras, mas também, pela importância que Nice tem no processo cultural de Linhares. "Nice é a principal artista de Linhares e uma das mais expressivas do Brasil", concluiu.

As obras da artista ficam expostas na galeria de artes do Centro Cultural que recebe seu nome, na Praça 22 de agosto.