Vida saudável é vida sem tabaco

Milhares de pessoas morrem vítimas do tabagismo no mundo. A lista de doenças causadas pelo uso de derivados de tabaco pode chegar a cerca de 50 doenças diferentes, que vão desde cânceres, principalmente o câncer de pulmão, e as doenças cardiovasculares como a hipertensão, o infarto e o derrame.

Parar de fumar é muito difícil, mas essa atitude traz inúmeros benefícios como: saúde, bem-estar e economia, além de evitar o incômodo, afinal os não fumantes também sofrem as consequências.

Por esse e outros motivos, Margarida Cravo da Silva decidiu abandonar o cigarro. "Há tempos tinha o desejo de parar de fumar, pois sei os malefícios que o fumo traz para gente e para os outros também. É muito difícil, mas graças a Deus, eu consegui", disse.

Margarida não é simplesmente uma ex-fumante, é um exemplo de determinação. Dona de um estabelecimento que vende cigarro e fumante desde a adolescência, ela está há três meses sem cigarro. "Estou muito feliz por isso e vejo a felicidade dos meus filhos também que tanto pediram para eu parar. Hoje me sinto bem melhor, não sei mais o que é cansaço e durmo muito bem. Foi a melhor atitude que tomei, uma benção na minha vida", desabafou.

Quem também afirma que é bem melhor viver sem o cigarro é Edimar Pereira Souza.  Ele fumava de três a quatro carteiras de cigarro por dia e está há sete meses sem fumar.  "O cigarro já estava me fazendo mal, ficava sem ar, cansado facilmente e decidi parar. Hoje estou ótimo, muito bem disposto, mais animado e minha respiração melhorou bastante. Vale muito a pena largar o fumo e hoje aconselho isso para os meus amigos também", disse.

A aposentada, Marisete Marim, está há quatro meses sem cigarro e pretende parar de vez. "Não estava me sentindo bem, não conseguia dormir direito, muita insônia e sei dos males que o cigarro causa. Hoje estou ótima, dormindo e me sentindo muito bem mesmo. Tem que ter muita força de vontade, mas vale a pena?", concluiu.

Margarida, Edimar e Marisete são pacientes do Programa Municipal de Controle do Tabagismo da Prefeitura de Linhares que visa estimular os pacientes a deixar de fumar e prevenir a iniciação ao uso do tabaco por crianças e adolescentes. No programa os pacientes recebem atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiros, assistentes social e atendimento em grupo com reuniões e atividades sócio educativas. O tratamento é oferecido gratuitamente.

Serviço:
Programa Municipal de Controle do Tabagismo
Local:
Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde NAPS – Avenida João Felipe Calmon, Centro.
Horário de funcionamento: 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.   
Telefone: (27) 3372 – 7424.