Guardas municipais participam de treinamento com spray de pimenta

A Guarda Municipal de Linhares participou, nesta semana, de um curso de spray de pimenta, organizado pela Guarda Civil Municipal de Vitória. Os guardas: Vanilda de Almeida, José Maria Furtado e Antônio de Souza de Azevedo puderam conhecer, de perto, a importância do spray como instrumento de defesa.


"Fiquei muito honrada em participar de um treinamento como esse, pois me possibilitou aprender como utilizar o gás de pimenta, como ele pode deixar alguém imobilizado, e  contribuir para a atuação da guarda, de forma preventiva e segura. Além de colaborar para o meu aperfeiçoamento como profissional", afirmou a guarda Vanilda.

O gás de pimenta é considerado uma arma não letal, utilizada pelos civis para com os criminosos não armados.


Segundo o Secretário de Segurança, Coronel Jones Mattos, a relevância da participação dos guardas nesse treinamento foi a de poderem conhecer melhor o que é o gás de pimenta, como funciona e como deve ser utilizado. "Futuramente, esse equipamento, talvez, poderá ser até utilizado no município para uma melhor atuação da guarda. Por isso, é importante já ter pessoas capacitadas para lidar com esse tipo de ferramenta", frisou o Secretário.

O curso foi realizado na sede da Guarda Civil Municipal, em Vitória.