Escola do bairro Nova Esperança vai trabalhar calendário de valores éticos com alunos e pais

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.

Para a concretização dessa tarefa, a direção, coordenação, professores e colaboradores da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Adelson Del’Santo" – no bairro Nova Esperança, criaram um calendário de valores éticos alinhado ao Projeto Trabalhando Valores para a Cidadania.

O lançamento do calendário será na próxima quarta-feira, dia 15, no Ginásio Poliesportivo da Escola Adelson Del’Santo, às 19 horas. Os pais receberão, neste dia, com exclusividade, o primeiro lote de calendários.

A criação do calendário teve a participação efetiva dos 1.220 alunos da unidade de ensino. Foram eles que definiram os temas que serão discutidos no cotidiano escolar, que são: cordialidade, afetividade, respeito, responsabilidade, bondade, tolerância, verdade, liberdade, honestidade, humildade, justiça e solidariedade.

Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, os temas serão abordados em sala de aula e em projetos que propiciem o amplo debate desses valores e como devem ser aplicados em ações do dia-a-dia e em casa, com a família e com os amigos.

Mensalmente, um tema será abordado com a presença dos pais em atividades que irão extrapolar os muros da escola, como caminhadas e grupos de estudo.

"O calendário de valores se inicia como um ideal e vai caminhar, passo a passo, até transformar-se em realidade. É um conjunto de diretrizes que irá nortear a elaboração e a execução das atividades escolares e extraclasse, por isso envolve princípios que são mais permanentes. Eles mostram e definem a identidade da escola e dos seus alunos", explica a Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi.

Valores

Os valores estabelecidos no calendário também serão os indicadores do rumo para a intervenção pedagógica praticada na escola. Com eles, busca-se responder às exigências da sociedade, que se caracterizam pelo dinamismo de suas transformações em todos os níveis: o social, o político, o tecnológico e o ético.

"Criar as melhores condições para ajudar na transformação de um cidadão consciente, crítico e feliz é a grande tarefa educativa que perseguimos. Os princípios estão postos. A ação educativa espera o engajamento de todos que fazem parte do ambiente educacional", reforça Ana Paraíso.

A primeira missão de uma instituição educacional é formar as crianças para o amor ao conhecimento. A escola trabalha para que os seus alunos sejam felizes. Para isso, é necessário que o conhecimento seja transmitido de uma forma prazerosa. Esse é também um dos objetivos do calendário.

"Oferecer ensino de excelência à comunidade e propiciar condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida", explica a diretora da escola, Marilene Laus Aurélio Vieira.

Nessa ação, o foco não está simplesmente na sala de aula, muito menos em conteúdo. Está apenas no sonho e no trabalho para garantir aos alunos da região a escola ideal. "Propiciar a formação de cidadãos autônomos e críticos, cuja característica seja a capacidade de argumentação sólida", finaliza Marilene.