Prefeitura de Linhares realiza formatura de 500 alunos do ProJovem Trabalhador

No plano de governo de Guerino, cinco pilares são fundamentais, e o mais importante deles é "Pensar e Aprender em Linhares". Mas, além de criar ações direcionadas à educação, como construção de escolas, bolsas para ensino superior e cursos profissionalizantes, a Prefeitura de Linhares trabalha na geração de empregos, com atração de empresas para o município, gerando mais postos de trabalho.


"Quem oferece educação também precisa oferecer emprego", disse Guerino aos formandos. "Na próxima semana, eu e o Secretário de Ação Social, Tarcísio Silva, encaminharemos pessoalmente aos empresários da cidade, uma carta pedindo que seja dada prioridade aos nossos formandos do ProJovem Trabalhador na disputa por uma vaga de emprego", garantiu Guerino, aplaudido pela multidão.


Para o Secretário Tarcísio Silva, o projeto ProJovem Trabalhador só foi possível em Linhares graças ao empenho de Guerino quando ainda estava na Assembleia Legislativa. "Agradeço muito ao prefeito, pois estou muito feliz em poder concluir este projeto O projeto que retira jovens de áreas de risco social e encaminha ao mercado de trabalho devidamente capacitado", diz o secretário.


Além de oportunizar profissionalmente os jovens com idade entre 18 e 29 anos, foi oferecida uma ajuda de custo a eles no valor de R$ 100,00. O Projeto Projovem Trabalhador ofereceu ainda aos participantes, lanche, uniforme e mochila, custeados com recursos da Prefeitura de Linhares e do Governo Federal.


"Além da oportunidade de fazer um curso, o Projovem Trabalhador me ajudou bastante, pois estava desempregado e com a bolsa de R$100,00 eu pude ajudar em casa", diz Watila Gregório, aluno do curso de Administração.


Os cursos de Beleza e Estética, Comunicação e Marketing, Móveis e Madeira, Administração, e Agroextrativismo, tiveram duração de 6 meses, carga horária de 350 horas – 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional. Somente quem concluiu o curso com 75% de frequência teve direito de receber certificado e aumentar as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho.


As aulas tiveram início no dia 31 de agosto de 2009, em escolas dos bairros Interlagos, Canivete, Araçá e Bebedouro. O lançamento oficial do projeto, foi realizado pelo prefeito, Guerino Zanon, e pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, no auditório da Faculdade Aberta do Brasil (UAB), no dia 11 de setembro do ano passado.