Rede Municipal de Ensino volta às aulas nesta segunda, dia 6 de fevereiro

Hoje, dia 6 de fevereiro, cerca de 25 mil estudantes retornam às aulas nas escolas municipais de Linhares. Novidades como a ampliação de espaços de lazer e interação, grandes e pequenas reformas em escolas de ensino infantil e fundamental, além da inauguração de mais uma escola de ensino fundamental, entre os bairros Boa Vista e Movelar, marcam o ano letivo de 2012.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, comenta que neste ano, as turmas escolares terão uma média de 35 alunos por sala de aula. "Esse número melhora o desempenho do aprendizado. Turmas menores proporcionam maior dinamismo e aproveitamento dos temas expostos", explica.

A secretária cita que o transporte escolar vai continuar atendendo os estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio. "A Prefeitura disponibiliza 3 mil passes escolares gratuitos como forma de melhor atender os alunos e garantir o seu acesso à educação", destaca.

Construção de Quadras e Reformas

Para garantir e ampliar os espaços de lazer para atividades esportivas para os estudantes, foram construídas cinco quadras poliesportivas. Elas estão localizadas nas escolas de ensino fundamental: Caboclo Bernardo, no Planalto; Maria da Penha Pazito, no Interlagos; Elza Roni Scarpati, na Lagoa do Meio; Dinorah Almeida, no bairro São José; e Urbana Penha da Costa, em Povoação.

A Prefeitura de Linhares realizou grandes reformas em dois Centros de Educação Infantil: Valdir Gabriel Marim, no bairro Planalto; e Genny Ribeiro, no Shell. Profissionais da Secretaria Municipal de Obras também atuaram em obras nas escolas de ensino fundamental: Roberto Moreira, Marília de Rezende Scarton Coutinho, Adelson Del’Santo e Caic.

O período de férias escolares também foi utilizado em ações para garantir o bem-estar dos alunos. Entre as intervenções, estão a manutenção, higienização e dedetização das unidades escolares.

Investimento em educação

O Prefeito Guerino Luiz Zanon aponta que a educação é o princípio e a base de qualquer mudança. "Investimos constantemente no setor da educação, buscando dar mais recursos à aprendizagem de nossas crianças, tanto em questão de infraestrutura nas escolas, quanto em profissionais capacitados. Somente a parceria entre o Poder Público, pais, escola e comunidade pode interferir e transformar a educação em uma cidade", afirma.

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação implantou kits multimídia em 57 escolas de Linhares. "O novo equipamento vai garantir que levemos os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa", declara. Ela ainda cita que outras escolas devem receber kits multimídia durante o ano de 2012.

Ana Paraíso menciona os programas realizados em parceria com o Governo Federal, que buscam levar mais recursos e oportunidades para o ambiente escolar. "Em 2012, mais 10 escolas de Linhares terão o ‘Mais Educação’, que se trata de um programa em que o aluno fica em tempo integral na escola".

A Secretaria de Educação também mantém o projeto "Cuidando de Você em Dois Tempos", que oferece atividades esportivas, lúdicas e musicais aos estudantes no contraturno escolar.

Ainda de acordo com Ana Paraíso, outro projeto que será trabalhado nas salas de aula é o "A Escola que Temos, A Escola que Queremos". "Vamos oferecer instrumentos para que o aluno perceba a importância da valorização da paz, não apenas em ambiente escolar e familiar, mas, principalmente, na comunidade em que vive. É uma forma de orientar esse aluno nos seus relacionamentos e em atitudes que podem fazer toda a diferença em sua vida", destaca a secretária.

Retorno dos educadores

Os professores da rede municipal de ensino estão em sala de aula hoje, dia 6 de fevereiro, mas, participarão no dia 9 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da UAB, no bairro Novo Horizonte, de uma palestra de volta ás aulas.

O encontro será conduzido pelo Professor Mestre em Educação e Tecnologia Aplicada pela PUC Minas, Sidney Fagundes.

A secretária destaca também as ações direcionadas à capacitação dos professores que acontecem durante todo o ano, como orientações e reforço no que se refere à alfabetização, português e matemática, educação infantil, entre outros.

"Uma boa escola é a união de vários itens e precisa de investimentos constantes na estrutura, no pessoal e nos equipamentos. A Prefeitura vem nos oferecendo esses instrumentos que nos dão a possibilidade de proporcionar uma educação e ambiente escolar de qualidade aos nossos alunos", disse Ana Paraíso.

Ensino Superior

O incentivo, fortalecimento e democratização do ensino superior foram seguidos à risca pelo Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que cumpre mais um item do seu Plano de Governo ao anunciar a construção da sede própria da Faculdade de Ensino Superior de Linhares, a Faceli.

A Duto Engenharia será a responsável pela construção da faculdade pública municipal, numa área localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, bairro Novo Horizonte, ao lado da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A previsão é que a obra seja concluída num prazo de 360 dias. Serão investidos R$ 7.406.716,59 com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

A Ordem de Serviço para o início da obra será assinada pelo Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, no dia 14 de fevereiro, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Roberto Calmon", bairro Aviso, para os mais de 400 alunos que atualmente estudam na Faceli, além dos estudantes do ensino médio do município e para a população em geral.