Combate à hanseníase: Tratamento e remédios gratuitos

Já diz o velho ditado "É melhor prevenir do que remediar". E, com a Hanseníase, não é diferente. A doença tem cura, porém, sem o tratamento adequado, ela pode evoluir para deformações graves. Em Linhares, a Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle e Eliminação da Hanseníase, oferece tratamento e medicação gratuitamente.

O programa de Controle e Eliminação da Hanseníase trabalha sistematicamente para alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de menos de um caso para cada grupo de 10 mil habitantes até 2015, reduzir casos em crianças, aumentar o percentual de cura (90% dos casos novos) e examinar 80% dos contatos diretos dos casos novos de hanseníase. 

Ainda, visa à eliminação e controle da doença com o compromisso de diagnosticar e curar, identificando adequadamente as necessidades do paciente, atuando com agilidade e eficiência, oferecendo atendimento qualificado e humanizado.

A equipe de trabalho é multidisciplinar, composta por Médico Dermatologista, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Atendente. Além do diagnóstico, tratamento e cura, o programa oferece suporte psicológico e social ao paciente e seus familiares com orientações à família e à comunidade.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle e Eliminação da Hanseníase, Sílvia Avancini Manhães Côrtes, orienta que a pessoa, ao perceber os primeiros sinais e sintomas, deve procurar imediatamente o programa.

Sobre a doença:

A Hanseníase é uma doença transmissível causada pelo bacilo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A transmissão se faz pelo contato respiratório direto e prolongado de uma pessoa sem tratamento para outra.

Atinge principalmente a pele e os nervos. Há casos em que as pessoas não apresentam lesões de pele, mas se queixam de áreas com dormência, sensação de choque, ardor e ferroadas nas mãos e pés.

Ainda, a hanseníase provoca, em qualquer parte do corpo, manchas brancas ou avermelhadas dormentes e/ou com perda de sensibilidade tátil, térmica e dolorosa, caroços no corpo e nas orelhas, dor nos nervos dos braços e pernas.

É importante saber que, após o início do tratamento, o paciente não transmite mais a doença. Vale ressaltar que é imprescindível que todos os contatos diretos devem ser examinados e devidamente vacinados e que o apoio e a participação da família são fundamentais durante o tratamento.

Serviço:
Programa Municipal de Controle e Eliminação da Hanseníase de Linhares
Horário de atendimento: das 7:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.
Local: Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS), localizado na av. João Felipe Calmon, 1115, Centro, Linhares.
Telefone: (27) 3372-7432