Que nutritivo! Alunos terão peixe e iogurte, além de muitas frutas na merenda

Para o ano letivo de 2012, que começa na próxima segunda-feira (06), o Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Linhares continua com o foco na oferta de alimentação com qualidade nutricional e segurança alimentar adequada aos alunos da rede municipal de ensino.

Seguindo princípios fundamentais da nutrição e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) aumentou, neste ano de 2012, a variedade dos produtos – inclusive os orgânicos, que compõem o cardápio alimentar da rede.

Por meio dos produtos vindos direto da agricultura capixaba, foi possível aumentar a oferta de frutas como banana prata e nanica, melão, mexerica, além da manutenção da melancia na lista de alimentos.

Outra novidade é a inserção do iogurte e do peixe no cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino.

"Em todos os nossos cardápios, temos o cuidado de garantir aos alunos alimentos mais saudáveis e provenientes de terras capixabas, beneficiando e incentivando a economia da região", destaca Sandra De Carli Favalessa, Diretora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Cardápios Especiais

Os cardápios nas escolas são previamente elaborados, utilizando variáveis com as necessidades de cada faixa etária e o tempo que o aluno permanece na escola.

Para os Centros Municipais de Educação Infantil, há cardápios adaptados, exclusivamente, para as crianças menores de um ano, nos quais se prevê restrições, regulamentadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de itens como banana, leite, peixe, entre outros gêneros considerados "alergênicos". Para os demais grupos da educação infantil, o cardápio é diferenciado.

A partir desses padrões, há ainda os cardápios e/ou orientações específicas para alimentação dos alunos com necessidades alimentares especiais, quer seja por intolerância, alergias ou restrições, como é o caso da diabete.