CREAS intensifica atendimentos as pessoas em situação de rua

O Serviço de Abordagem Social desenvolvido pela Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social reúne um conjunto de ações e serviços que integram a rede de proteção social especial de atendimento às pessoas que fazem das ruas seu espaço de sobrevivência e/ou moradia em Linhares.

Uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais monitora diariamente as ruas de Linhares, identificando e abordando adultos, famílias, idosos, crianças e adolescentes em situação de rua. Diariamente são atendidos em média 16 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do serviço, essas pessoas são encaminhadas para os espaços de acolhida e outros serviços da rede de assistência social e saúde da Prefeitura, onde recebem atendimento através do profissional de Assistência Social que identifica a demanda para posterior encaminhamento. O trabalho é guiado pelo Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura, Padre Paulo Sérgio.

"São diversos os grupos de pessoas que vivenciam o cotidiano das ruas em Linhares: desempregados, egressos dos sistemas penitenciários, moradores da própria cidade, migrantes que chegam à cidade das diversas formas, vindas de municípios vizinhos e outros estados", explica Padre Paulo.

O CREAS também conta com o Serviço de Abordagem social para Criança e Adolescente. Meninos e meninas que são encontrados em situação de rua na cidade, pedindo esmolas ou em situação de trabalho infantil, são encaminhados ao Conselho Tutelar para as devidas providencias.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Ivan Salvador Filho, a finalidade principal do programa é romper com a trajetória de rua vivenciada pelos usuários atendidos.

"Entre os serviços oferecidos estão os suprimentos das necessidades imediatas de abrigo, alimentação, cuidados pessoais, documentação pessoal (banho, vestuário, guarda de pertences e roupas) e repouso, em condições de dignidade e segurança".

A rede de atendimento à população em situação de rua abrange espaços de acolhida para adultos como a Casa de Acolhida e a Casa de Resgate que oferece tratamento gratuito para dependentes químicos.

Em conformidade com o artigo 23º da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que prevê a criação de programas de amparo às pessoas em situação de rua, os serviços oferecidos a esse público visam à construção de novas relações sociais.

A população pode acionar o Serviço de Abordagem Social, que funciona  de segunda a sexta, em dois turnos manhã e tarde, no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Como acionar: Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS). Av. João Gama, 456 – Interlagos – ao lado do CAIC.
Telefone: 3371-1732 / 3373-3102 / 3373-4938