Guarda-vidas começam atuar nas praias de Linhares neste fim de semana

Atuação dos profissionais será nas praias do Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de segurança e defesa, anunciou o início das atividades dos guarda-vidas nas praias de Linhares (Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência). A partir deste sábado serão 24 profissionais, devidamente treinados em curso preparatório do Corpo de Bombeiros, atuando no litoral do município.

Do total de guarda-vidas, 16 vão atuar em Pontal do Ipiranga, 4 (quatro) em Povoação e outros 4 (quatro) em Regência. Todos eles passaram pelo curso de formação, que foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros.

Os profissionais possuem a atribuição de observar os banhistas e realizar tarefas de vigilância e salvamento na orla marítima do município, além de prestar auxílio e apoio às pessoas com deficiência atendidas pelo projeto Praia Acessível.

Os guarda-vidas deverão estar aptos a prestar informações gerais e turísticas aos banhistas, participar de reuniões, elaborar relatórios e ter responsabilidade pelo controle e utilização de equipamentos e materiais.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos diz que apesar dos guarda-vidas atuarem no litoral, a população deve estar atenta e tomar todos os cuidados nos momentos de lazer na praia. “Os profissionais estão prontos para atender às possíveis emergências no mar, mas o bom mesmo é se eles não tiverem que atuar. Por isso peço aos banhistas que tenham os devidos cuidados quando estiverem na praia já que, mesmo com os profissionais preparados, nosso objetivo é que eles sejam um apoio preventivo”.