Prefeito Guerino Zanon participa de Corrida da Fibrose Cística realizada em Linhares

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, participou neste domingo (08) da 1ª Corrida e Caminhada da Fibrose Cística de Linhares. O evento, que faz parte da campanha Setembro Roxo foi realizado com intuito de alertar a população sobre uma doença ainda pouco conhecida, a fibrose cística, e incentivar a prática de atividade física entre os portadores da doença. Mais de 200 pessoas participaram da corrida que aconteceu no bairro Três Barras. Também esteve presente no evento o secretário de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

“Fiquei muito feliz de, junto com tantas pessoas que abraçaram a causa, levar a mensagem sobre a importância de se ter informação sobre a doença para o diagnóstico precoce e tratamento, promovendo assim mais qualidade de vida aos portadores da Fibrose Cística. Parabéns aos participantes e aos campeões”, ressaltou o prefeito Guerino.

Cláudia Andrade Cometti, 37 anos, que é portadora de fibrose cística e tem um filho com a doença, veio da cidade de Vitória para participar do evento. “Foi uma corrida muito bacana que reforçou a importância do diagnóstico precoce. Eu tive um diagnostico tardio e tenho complicações devido a isto, já meu filho não. As pessoas precisam mesmo conhecer sobre a doença que tem sintomas que confundem com outras doenças, mas tem tratamento completamente diferente. A corrida ainda valeu para deixar a mensagem aos portadores da fibrose cística que nós podemos e devemos fazer atividade física como forma de melhorar nossa qualidade de vida”, frisou.

Os vencedores da Corrida e Caminhada da Fibrose Cística de Linhares foram premiados com troféu e todos os participantes receberam medalhas.

Setembro Roxo

O Setembro Roxo, Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, é promovido pelo Instituto Unidos pela Vida com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. É possível identificá-la pelo teste do pezinho e a sua confirmação se dá por meio do diagnóstico do teste do suor. 

No Brasil, estima-se que, a cada dez mil nascidos vivos, um seja portador de fibrose cística, doença genética rara que faz com que a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, desencadeando diversos sintomas, como suor mais salgado, tosse crônica, dificuldade em ganhar peso e estatura, pneumonias frequentes e diarreia.  No Brasil, existem aproximadamente 4.500 pessoas com a patologia e, no mundo, cerca de 70 mil pessoas são portadoras da doença.