Prefeitura de Linhares investe e apoia grupos de Folia de Reis da região

Resgatar a cultura popular de um lugar é também trazer à tona a identidade de um povo.  É com esse objetivo que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, investe e apoia os grupos de Folia de Reis da região. Os grupos do Mestre Antônio, de Degredo, e do Mestre Abdo, da Vila de Regência, receberam, neste mês de Janeiro, doações de instrumentos musicais da administração "O Futuro Acontece Aqui".

Foram investidos aproximadamente R$ 10 mil reais na compra de 1 acordeom, 12 pandeiros, uniformes, tecidos coloridos e chapéus para o grupo de Folia de Reis de Degredo.

Com os novos instrumentos, o grupo de Degredo, que estava parado há 12 anos, vai ser reavivado. Em fevereiro, o grupo retoma os ensaios e as tradicionais visitas informais às casas de moradores da comunidade e região.

Já o grupo do Mestre Abdo, de Regência, está em processo de formação, graças à doação de 12 pandeiros, 1 sanfona e 8 baixos. O grupo pretende começar as apresentações ainda no primeiro semestre de 2012.

"Linhares será um grande palco de tradições populares. Apoiar os Grupos de Folia de Reis é reforçar as manifestações artísticas e culturais do Brasil, e as tradições linharenses", disse o prefeito Guerino Zanon.

 Para o secretário de Cultura de Linhares, Antônio Bezerra Neto, a doação dos instrumentos confirma o compromisso da Prefeitura em financiar e valorizar as tradições da cidade. "A cultura popular é a origem de um povo", reforça Bezerra.

Mas não foi só o grupo de Folia de Reis do Mestre Antônio (Degredo) e o do Mestre Abdo (Regência) que receberam investimentos. Em 2011, os instrumentos do grupo do Mestre Zezinho, do bairro Linhares V, foram restaurados pela Prefeitura de Linhares. O grupo recebeu, ainda, ajuda na alimentação e no transporte para as apresentações dentro do Estado.

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma festa católica, trazida para o Brasil pelos portugueses durante a época da colonização. Comemorado no dia 6 de Janeiro, o Dia de Reis marca a visita, narrada pela bíblia, dos três Reis Magos ao menino Jesus.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em devoção aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas visitas sempre aconteciam do dia 24 de dezembro ao dia 6 de janeiro.

Seguindo as tradições, as comemorações da Folia de Reis se mantêm vivas em muitas regiões do Brasil. Os grupos saem pelas ruas das cidades cantando e tocando músicas religiosas e visitando as casas de alguns moradores. Os participantes usam roupas coloridas e alguns desfilam usando máscaras e segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.

Todos  os grupos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira. A maior parte dos grupos de Folia de Reis é engajada em alguma causa social.