2012: Prefeitura traça projeto para Segurança em Linhares

2012 começa com novos projetos na área de Segurança em Linhares. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, traçou algumas ações para este ano. Uma delas é a instalação de mais câmeras de videomonitoramento, desta vez nos bairros do município.

Para isso, a Secretaria em parceria com a Polícia Militar  realizou um estudo na cidade e detectou os principais pontos onde há a necessidade de instalação dos equipamentos. No cenário estudado, levou-se em conta as localidades onde há o registro de índices de criminalidade considerados altos.

Segundo o Secretário de Segurança de Linhares, Coronel Jones Mattos, o projeto é uma ampliação do que já está sendo feito na cidade. "A intenção é levar mais segurança e tranquilidade aos moradores dessas regiões, que ainda sofrem com a violência", disse o Secretário.

O projeto prevê a instalação de mais  32 câmeras de videomonitoramento que vão contemplar diversos bairros da sede e interior do município. Os balneários de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, são algumas das regiões que contarão com o benefício, aumentando a segurança nos locais.

O projeto já foi encaminhado para a Secretaria de Segurança do Governo do Estado. A expectativa é que após ser aprovada a instalação dos equipamentos, as ações  sejam efetivadas no decorrer deste ano de 2012.

Entenda mais

Além das câmeras de videomonitoramento instaladas no Centro da Cidade, Linhares poderá ter mais câmeras distribuídas em vários bairros. Os balneários também terão mais equipamentos, além dos que foram instalados neste verão. As novas câmeras possibilitarão maior alcance de imagens nas comunidades.

Câmeras

Atualmente, o município conta com câmeras de videomonitoramento no Centro e nos balneários de Pontal do Ipiranga e Regência. No Centro, a PM e a Prefeitura instalaram três câmeras nos pontos de táxi e mais seis nos principais pontos da cidade. Os equipamentos giram 360º e alcançam 3 quilômetros de distância.

As câmeras estão localizadas nos seguintes pontos:

Pontos de taxi (Câmera 1: Rua Professor Pio – em frente ao ponto de táxi da Rodoviária. Foi a primeira câmera instalada. Câmera 2: Av. João Felipe Calmon – próximo a Skip?s. Câmera 3: Rua Monsenhor Pedrinha – no ponto de táxi do Mercado Municipal).

No centro (Câmera 1: Carlos Lindenberg – Em frente a Rodoviária; Câmera 2: Carlos Lindenberg – Em frente ao Banco Banestes; Câmera 3: Praça Nestor Gomes no Centro;Câmera 4: Rua Monsenhor Pedrinha com Jones dos Santos Neves – em frente ao Colégio Bartouvino Costa; Câmera 5: Rua Augusto Calmon com Capitão José Maria. Esquina da "Capila Discos";Câmera 6: Carlos Lindenberg com Augusto de Pestana – Em frente ao Banco Bradesco).

Já em Regência e Pontal do Ipiranga, as câmeras estão nas avenidas principais dos balneários.

Transmissão Simultânea

A partir deste mês, as imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento instaladas no município serão transmitidas simultaneamente para a sede do 12º. Batalhão da Polícia Militar, no bairro Novo Horizonte.

Cabos de fibra óptica já foram instalados para a finalidade. Os equipamentos para o total funcionamento da transmissão estão em fase final de instalação. Desta forma, a Prefeitura de Linhares vai contribuir com o trabalho da Polícia Militar no combate à violência e ao tráfico de drogas no município.