Reveillon e Verão em Pontal terão câmeras de videomonitoramento

Os linharenses e turistas que passarem o réveillon e o verão em Pontal do Ipiranga terão mais segurança a partir do dia 30 de dezembro, com as câmeras de vídeomonitoramento que foram instaladas no balneário e que começam a ter o monitoramento nessa data.

A medida é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, em parceria com a Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga, Polícia Militar e Conselho de Segurança de Linhares (Consel), para garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores do local e aos visitantes.

Com as novas câmeras, a Polícia poderá controlar o fluxo de pessoas que entrarem e saírem do balneário. "As câmeras vão agilizar os trabalhos da PM e inibir os criminosos, diminuindo os roubos e, principalmente, o tráfico de drogas e o crack na região. A população vai ficar mais segura. Todos os moradores do Pontal esperavam por isso", afirmou o Presidente da Associação de Moradores, Manoel Jorge Henrique Gomes.

As câmeras ficarão na entrada da comunidade e terão infravermelho, para filmagens à noite e um sistema de gravação para que a Polícia Militar da região possa monitorar as imagens, placas de veículos etc. O balneário contará, ainda, com guardas municipais atuando, à noite, na guarita.

Centro

A Prefeitura de Linhares firma outra parceria com a Polícia Militar. A partir de janeiro, as imagens das câmeras de videmonitoramento do Centro e de outros pontos da cidade terão transmissão simultânea direto para o 12º Batalhão da PM.

A iniciativa irá possibilitar à polícia acompanhar tudo que acontece no município e, nos casos de fatos ilícitos e crimes, a PM será acionada, imediatamente.

Segundo o Comandante do 12º Batalhão, Tenente Coronel Marcelo Bermudes Rangel, a transmissão simultânea irá otimizar os serviços da PM. "Os atendimentos serão mais rápidos, contribuindo também para a prevenção dos crimes, já que o próprio operador estará visualizando as imagens e acionará um policial em situações suspeitas", disse o Comandante.

De acordo com o Tenente, a Central para a transmissão das imagens ficará dentro do 12º Batalhão e já foram instaladas; e estão agora em fase de teste.

"A Prefeitura vem trabalhando bastante para garantir mais segurança e qualidade de vida aos linharenses, seja com iniciativas próprias ou com parcerias. Essas ações são o resultado desse trabalho. Queremos, a cada dia, melhorar a segurança na nossa cidade", finalizou o Secretário Municipal de Segurança, Coronel Jones Mattos.