Artistas plásticos retratam cenas de Linhares em clima natalino

Os cartões de Natal seriam mais algumas obras de arte entre tantas outras se não fosse por um detalhe: foram pintados por 14 artistas plásticos de Linhares, donos de habilidades surpreendentes. Eles retrataram várias cenas da cidade em clima natalino. O convite partiu do Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto. As obras de arte se transformaram nos cartões de Natal oficiais da Prefeitura de Linhares.

Ele explica que a representação de um Natal brasileiro, em que se mesclam temas da cultura e do cotidiano de Linhares, foi a proposta lançada como desafio aos artistas, que entenderam a essência e produziram peças inéditas em óleo sobre tela.

"A intenção da Secretaria Municipal de Cultura é também valorizar a expressão plástica dos artistas por meio da produção de imagens que representem o Natal linharense, expresso em manifestações culturais e pontos turísticos do ciclo natalino", ressaltou Bezerra.

Por outro lado, Bezerra reforça que os cartões de Natal têm como objetivo principal valorizar o exercício da autoria, da criatividade e da criticidade frente às imagens dos cartões de Natal. "Muitas vezes o linharense desconhece as vivências natalinas da nossa cultura e esses cartões têm o poder de despertá-lo para o verdadeiro significado da data e, ao mesmo tempo, conhecer nossas belezas e representações culturais".

Os artistas que produziram telas em clima natalino são: Freitas (Casa de Resgate); Gustera (Então é Natal); Saula (Lagoa Juparanã); Tony (Feliz Natal); Regina Massete (Cruz das Missões); Vaninho Bragato (Sem Título); Zéa Calmon (As Palmeiras e o Natal); Analília Calmon (Linhares Pequeno Vilarejo); Luiz Natal (Festança); Luana (Igrejinha Velha); Rosinha (Cachoeira de São Rafael); Marjori (Anjo Iluminado); Mardileide Sossai Bertti (Minotauro) e Irineu (Casarão Eclético de São Rafael).