Linhares participa da oficina de elaboração do Plano de Manejo da Reserva Biológica de Sooretama

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) participou, nos dias 29/11 e 01/12, da Oficina de Planejamento Participativo para Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Biológica de Sooretama, coordenado pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O curso aconteceu na Reserva Natural Vale e contou com a participação de diversas instituições, além da população do entorno da reserva. O objetivo foi colher, junto aos participantes envolvidos, subsídios para a elaboração de propostas para seu manejo e zoneamento preliminar, assim como definições para a Zona de Amortecimento (ZA) na unidade.

O Biólogo Emerson Fraga Comério participou da oficina e garantiu que foi muito importante. "A troca de experiência entre os gestores nos auxiliou para trabalharmos na gestão e manejo de nossa unidade de conservação municipal, Área de Relevante Interesse Ecológico do Degredo, que também faz parte do Mosaico da Foz do Rio Doce, além de propormos ações conjuntas de manejo".

A Reserva

A Reserva Biológica de Sooretama foi criada em 1969 e reúne, em seus 24.250 hectares, espécies consideradas em extinção, como a cotinga, a jacutinga e o bicudo. Mamíferos típicos, como ariranha, onça-pintada, guariba, tamanduá-bandeira e preguiça-de-coleira se refugiam na área, que é considerada a maior remanescente de Mata Atlântica no ES. Fica localizada na divisa dos municípios de Linhares, Sooretama e Jaguaré. 

O público pode apreciar a imponência das árvores, que ultrapassam 40 metros de altura, ao passar pelo trecho de oito quilômetros, na BR 101 Norte, que corta a reserva. Cerejeiras, jacarandá, perobas-do-campo, louros e ipês estão entre as espécies preservadas. Há, ainda, uma vegetação de áreas alagadiças ao longo dos rios Barra Seca, Cupido e da lagoa do Macuco.