Prefeitura inaugura Ginásio Poliesportivo em Regência

"Ter um Ginásio em Regência é um progresso muito grande. Antes nossas crianças não tinham espaço para o lazer e agora elas tÊm. Não tem como expressar a alegria que estou sentindo. Essa obra vai crescer a comunidade e beneficiá-la nas áreas de educação, saúde e lazer. É uma conquista para todos os moradores de Regência". Essas foram as palavras da moradora e professora da vila, Rene Maria Alves Fontes, ao receber a novo Ginásio Poliesportivo "Elpídio Angelo Macedo" – o Miúdo – entregue pela Prefeitura de Linhares, na manhã deste domingo, 04, no balneário

A obra tem a medida de 35×20, capacidade para 180 pessoas sentadas, palco, camarim, cantina, banheiros feminino e masculino – ambos com acessibilidade – e calçada cidadã. O projeto contempla, ainda, jardinagem na área frontal. Foram investidos, na obra, R$ 569.089,49 com recursos próprios da Prefeitura.

O Ginásio "Elpídio Angelo Macedo" é o oitavo construído pela atual administração e homenageia aquele que foi uma das pessoas mais ilustres do balneário, o "Miúdo".

"Só tenho a agradecer ao Prefeito Guerino por essa homenagem, por tudo que ele e as pessoas dessa vila fizeram por nós e por meu pai, que era muito respeitado por todos em Regência. Guerino sempre tem estado presente nas nossas vidas", comentou a filha de Miúdo, Eliana Macedo, sobre a homenagem a seu pai.

Para o Prefeito Guerino Zanon, a entrega do ginásio com o nome do Sr Elpídio, foi a demonstração de todo o carinho que sente por seu Miúdo e por todos de Regência. "Miúdo foi um homem que deixou nessa terra o seu amor e seus ensinamentos, nada mais justo do que homenagear esse homem. Essa obra também e um agradecimento a sua família e a todos os moradores da comunidade, que sempre me receberam muito bem", disse o Prefeito.

Guerino anunciou ainda 11 investimentos para o município, que a partir de terça-feira, 06, terá diversas ruas dos bairros de Linhares com 100% infraestrutura. Além disso, a cidade ganhará mais dois ginásio poliesportivo, nos dias 11 e 17 de dezembro, nos bairros Santa Cruz e Jardim Laguna, e o esgotamento de Regência, em janeiro de 2012.

O novo complexo esportivo em Regência irá garantir aos moradores da vila e região um espaço exclusivo para práticas esportivas e de lazer. "A comunidade e os alunos da escola terão a partir desse domingo, um local bem estruturado e seguro, para a prática de esportes. Não há satisfação maior para nós que trabalhamos na administração do Guerino, do que proporcionar o bem-estar as pessoas e levar até elas mais qualidade de vida", afirmou o Secretário de Esportes e Lazer, Jair Reali.

A inauguração do Ginásio Poliesportivo de Regência contou com a presença do Presidente da Associação de Moradores do local, Fabio Gama, do coordenador do Projeto Ecocidadania, Carlos Sangalia, de Secretários Municipais e demais autoridades.

Durante a grande festa teve a apresentação da banda de congo São Benedito e uma homenagem dos atletas da escolinha de esportes para o Prefeito Guerino Zanon, com um quadro pintado por um dos artistas de Regência, Luiz Natal. 
 

Sobre Seu Miúdo

É impossível contar a história do Caboclo Bernardo sem contar a história do Sr. Elpídio Angelo de Macedo, mais conhecido como Seu Miúdo (poeta e músico, falecido em 16 de dezembro de 2008, aos 85 anos).

Seu Miúdo, um homem de muita sabedoria e conhecimento, nascido em Colatina, veio para Regência, porque ouvia muito falar do Herói Caboclo Bernardo. Ao chegar à Vila, Seu Miúdo se entristeceu quando se deparou com o túmulo do Herói abandonado e sem nenhuma identificação. Ele disse: "É um absurdo, estão acabando com um herói tão importante pra nossa história", disse na época.

Então, depois de muita luta, ele conseguiu um túmulo digno de um herói e se tornou o Guardião do Túmulo do Caboclo Bernardo. Foi homenageado e condecorado como Cidadão Linharense.

Seu Miúdo tornou-se artista, com o passar dos anos, e não e diferente de muitos que  conhecemos, pois era compositor, músico e poeta. Por meio de suas músicas, entoava a vida simples e pacata da comunidade regenciana, e demonstrava aos turistas o que sabia fazer com grande irreverência, que era cantar e contar a história de Regência e do herói Caboclo Bernardo.