Procon de Linhares alerta para compras de fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, como o natal e o ano novo, e a chegada do 13º salário, os comerciantes e consumidores de Linhares se preparam para vendas e compras.

Pensando nisso, o Procon do município dá algumas dicas para evitar aborrecimentos na hora das compras. Segundo o coordenador do órgão, Geraldo Roza, "O consumidor deve prestar muita atenção para não ser ?fisgado? pelas falsas promoções e preços anunciados como vantajosos. Além disso, é fundamental pesquisar o valor do produto, sempre observando a qualidade e a real necessidade dele, deve-se evitar comprar por impulso".

Outra dica é para que os consumidores fiquem atentos aos descontos dos estabelecimentos comerciais. O abatimento nos preços não é obrigatório. Já para as compras com cartão de crédito, sem parcelamento, são consideradas à vista e o comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito.  "De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o preço de uma mercadoria deve ser o mesmo para qualquer opção de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão)", frisou Geraldo.

Mas, para quem ainda não pensou no que fazer com o 13º salário, o Procon orienta, ainda, que, se houver alguma dívida pendente, a melhor opção é quitá-la antes de fazer novos financiamentos para não entrar 2012 com o orçamento comprometido.

Confira outras dicas:

Enfeites Natalinos – itens de iluminação – recomenda-se que o consumidor seja orientado a verificar a sua procedência, voltagem, condições de garantia etc., para que realize uma aquisição segura.

Produtos alimentícios – O consumidor deve verificar sempre os prazos de validade e não comprar produtos com as embalagens danificadas, latas amassadas, estufadas ou enferrujadas.

Verão

O Procon de Linhares também orienta para as compras do verão. A principal dica é o cuidado com à venda ilegal de óculos de sol, sem fator de proteção contra raios ultravioleta, que  podem acarretar risco à saúde.