SAAE: leitura e impressão de contas serão simultâneas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (SAAE), autarquia da Prefeitura de Linhares, implantou o Sistema de Coleta de Leitura com Emissão Simultânea de Conta de Água. Utilizando um moderno sistema de equipamentos tipo palmtop (computador de mão), com conexão Bluetooth, a conta de água já é emitida no ato da leitura do hidrômetro.

O novo sistema começou a funcionar na manhã desta sexta-feira (14/10) nos bairros da região central. Os funcionários do setor de Contas e Consumo foram treinados para manusearem os novos equipamentos e estarão sempre uniformizados, com crachá de identificação e com um leitor digital em mãos.

De acordo com Celso Pedroni, Diretor do SAAE, o novo sistema prevê estreitar o contato entre a autarquia e o consumidor, que poderá tirar dúvidas com o profissional sobre o valor cobrado na conta de água e/ou esgoto no próprio local.

"Antes nossos fiscais-leituristas se deslocavam duas vezes por mês para o endereço do usuário: uma para fazer a leitura do hidrômetro e outra para a entrega da conta; com o novo sistema, a conta é entregue na hora da leitura", explica Celso Pedroni, o diretor do SAAE. Pedroni ressalta, ainda, que o palmtop é uma espécie de agência de atendimento na porta da casa do consumidor.

Como funciona – Os fiscais-leituristas do SAAE estão sendo equipados com um leitor digital de dados e uma impressora, ambos portáteis, que permitem a coleta e a impressão de conta de água na hora da leitura. Todo o processo não leva mais que 30 segundos.

Regularização de Acesso – O SAAE recomenda aos usuários com hidrômetros de difícil acesso que providenciem a instalação da nova caixa padrão conforme resolução no. 10 de 25/08/2009. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7269-755, ligação gratuita, ou na sede da Autarquia, no bairro Colina.