Centro de Ressocialização de Linhares é inaugurado e novos investimentos são anunciados

Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (10), o Centro de Ressocialização de Linhares, com capacidade para 408 presos. O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, além de deputados estaduais, secretários de Estado e prefeitos de municípios vizinhos.

"O Centro de Ressocialização vai atender, de uma maneira mais humanizada, a população carcerária, para que o preso, depois de cumprida a pena, não volte à criminalidade", destacou Zanon.

O secretário da Justiça, Ângelo Roncalli, justificou a importância do Centro de Ressocialização. "Antes não existia trabalho de ressocialização no sistema penitenciário do Espírito Santo. Foi preciso primeiro organizar o sistema do ponto de vista arquitetônico e físico para, então, promover esse trabalho de maneira mais eficaz. O novo presídio de Linhares, por exemplo, não é somente um local de custódia, mas um ambiente preparado para reintegrar o apenado à sociedade", disse.

De acordo com o governador, Renato Casagrande, o município de Linhares foi incluído em um programa de redução da violência, o "Estado Presente", que possuí três vertentes: a contratação de novos profissionais para as polícias Militar e Civil e de novos agentes penitenciários; a construção de mais presídios; e a adoção de tecnologias modernas; que são os investimentos em educação, saúde e infraestrutura.

Investimentos

Após a inauguração, Casagrande anunciou mais investimentos para o município. Na área de saúde, serão investidos mais de R$ 10 milhões na construção de três Unidades de Saúde da Família, um Centro de Atenção de Álcool e Drogas e um Pronto Atendimento (PA), além de assinatura de convênio para a implantação do serviço de oncologia no Hospital Rio Doce. As ordens de serviço para início das obras do PA e do Centro de Atenção foram assinadas durante o evento.

"Linhares merece esses investimentos porque é a locomotiva do desenvolvimento econômico capixaba. Estamos atentos ao crescimento do município e vamos investir ainda mais aqui", declarou o governador.

Para o Prefeito de Linhares, "em um único momento, ter tantos convênios assinados é uma vitória da população, que vai ganhar mais unidades de saúde, um centro de tratamento para dependentes químicos e um pronto atendimento". Ele disse, ainda, que, com o novo PA, o fluxo de pessoas que procuram o pronto socorro do Hospital Geral de Linhares (HGL) deve diminuir, melhorando o atendimento.

O PA vai ser erguido no bairro Shell, numa área construída de 1.598m2. O projeto contempla sala de classificação de risco, seis consultórios médicos, farmácia, sala de urgência e de eletrocardiograma, e toda estrutura necessária para um atendimento de qualidade aos moradores de Linhares e também dos municípios do entorno.

Já o Centro de Atenção de Álcool e Drogas, que ficará no bairro Planalto, terá uma área construída de 603m2, com acesso facilitado aos pacientes e seus responsáveis, e capacidade de atendimento de 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças. O serviço será referência para dependentes de drogas na região, que necessitam de atenção diária. Funcionará como um espaço para atividades terapêuticas, lúdicas, esportivas, de reinserção social e de geração de renda.

Também foi assinado um termo de compromisso para a construção de três Unidades de Saúde da Família nos bairros Aviso, Juparanã e Planalto. As unidades terão 600 metros quadrados e contarão com cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes administrativos. Além dessas unidades, estão em fase final de construção outras duas Unidades Saúde da Família em Jardim Laguna e Interlagos.

Foi assinado, ainda o convênio no valor de R$ 2.978 milhões para a abertura de serviços de oncologia do Hospital Rio Doce. Esse recurso custeará o tratamento quimioterápico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região Norte do Espírito Santo, no período de um ano.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), anexa ao Hospital Rio Doce, atenderá pacientes que necessitam de quimioterapia, internações clínicas e cirurgias. Para essa demanda, serão disponibilizados 15 leitos, sendo dez cirúrgicos e cinco clínicos. Para a realização das sessões de quimioterapia, a unidade oferecerá uma estrutura equipada com seis cadeiras e dois leitos, além de dois consultórios, sala de recepção, de espera e dependências.

O governador também anunciou a liberação de recursos para a construção de um ginásio de esportes adaptado para deficientes físicos e a pavimentação da Avenida dos Moveleiros, no Polo Moveleiro, bairro Canivete.