Prefeitura comemora o Dia Internacional da Mulher com 2ª edição do Mulher em Foco

Uma manhã inteira dedicada a mulher linharense. Foi essa a forma que a Prefeitura de Linhares encontrou de homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. É o 2º Mulher em Foco.

Serviços de prevenção e promoção a saúde, como testes de Glicose e Aferição de Pressão, orientação sobre diversas doenças, como Câncer de Pele e de Mama, corte de cabelo, manicure e pedicure, massagem e depilação, além de distribuição de preservativos, fizeram parte das comemorações. O ponto alto do evento e que já é tradição foi a distribuição de rosas.

O grupo Tambores da Fé e o Coral do CAPS abrilhantaram o evento com apresentações. O CAPS fez ainda, exposição de artigos fabricados pelos próprios usuários, como cintos, colares, fruteiras de papelão, entre outros. Houve também sorteio de brindes e homenagem a duas funcionárias aposentadas: Creuza Guedes e Julieta Gonçalo.

As duas prestaram serviços à população durante 34 anos. Julieta se denomina uma pessoa amiga que gosta de ajudar as pessoas. "Passei 34 anos trabalhando na area da saúde e ajudando as pessoas que dependem desse trabalho. Não pretendo parar por agora, quero continuar fazendo o trabalho que sempre fiz e que sempre me deu muita satisfação", declarou a servidora.

Emocionada, Creuza Guedes, estava grata pela homenagem: "é muito bom saber que existem pessoas que gostam da gente de verdade. Estou muito feliz pelo coleguismo e pela homenagem".

A moradora do bairro Shell, Laís Bermudes, de 31 anos, aproveitou o evento para se cuidar. "Essa iniciativa é muito boa e importante para nós, pra nos sentirmos bem, poder cuidar da nossa saúde e do nosso corpo também. Pretendo aproveitar tudo que eles estão oferecendo hoje. Quero comemorar o nosso dia em grande estilo", exaltou Laís.

A diretora do Centro de Saúde, Lucineri Ronquetti Silva, destacou que o 2º Mulher em Foco é um evento voltado para a valorização da mulher não só na beleza exterior, mas também da beleza interior, fazendo com que as usuárias dos serviços do Centro de Saúde do bairro Araçá e das redondezas se sentissem acolhidas e homenageadas. Um dos pontos fortes do evento, e que já virou um marco porque foi realizado desde a 1ª edição do evento, é o momento da distribuição das rosas.

A Secretária de Saúde Sonia Dalmolim destacou a importância de valorizar as mulheres. "Hoje a maioria das nossas servidoras são do sexo feminino e queremos proporcionar não só para elas, mas também para todas as mulheres um dia agradável, prazeroso, valorizando e melhorando a auto-estima de cada uma".

O Prefeito de Linhares Guerino Zanon distribui flores e agradeceu a todas pela presença "Nosso muito obrigado. É muito bom estar aqui e poder dar um bom dia, um abraço em cada uma. Quero junto com vocês avançar ainda mais na saúde", declarou o prefeito.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde da Família (PSF), do Centro e do Araçá, e ainda do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), com o programa Viva Mulher.