PIQ encaminha alunos ao mercado de trabalho

A Prefeitura de Linhares, através do Programa Integrado de Qualificação (PIQ), promove gratuitamente cursos de qualificação para moradores do município, visando à inserção no mercado de trabalho, aquecido nos últimos anos por importantes investimentos públicos e privados. O Programa já beneficiou 2.200 pessoas no primeiro ciclo, que já terminou, e no segundo, que está em andamento.

O PIQ pretende agora encaminhar os alunos que concluíram os cursos, ao mercado de trabalho. Por isso, está enviando uma carta a todos os concluintes para que compareçam a Universidade Aberta no Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, no período de 1º a 9 de setembro, das 13h30 às 17h30, para assinarem uma autorização.

Com a autorização, a coordenação do programa irá divulgar para as empresas e órgãos afins o nome do aluno, seu contato e o respectivo curso realizado. É importante ressaltar que o aluno que não receber a correspondência também deve procurar o PIQ para autorizar a divulgação.

O objetivo é aumentar as chances do aluno qualificado de ingressar na área em que se formou. Linhares tem se mantido entre os 50 municípios brasileiros com mais postos de trabalho criados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cujo levantamento é realizado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

3º Ciclo

Na próxima segunda-feira, dia 8, começam as inscrição de um novo ciclo. Ao todo serão oferecidas 1.178 vagas em diversos cursos, sendo 860 nesta primeira etapa, em que os cursos vão ser ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

As outras 318 vagas são de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Para estes cursos, as inscrições começam no dia 19 de setembro.

PIQ

O objetivo do PIQ é qualificar a mão de obra local, para preencher os postos de trabalho que vêm sendo abertos no município com o aquecimento da economia e atração de novas empresas.

Até o final do ano que vem, o Programa vai beneficiar aproximadamente 5 mil pessoas.