Show no céu: Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Linhares

Um show no céu de Linhares e ruas lotadas de espectadores. Foi assim o domingo (26/06) no município com a apresentação inédita da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Com um coração de fumaça no ar e a mensagem de amor pela vida e pela arte de voar, o grupo da aeronáutica levou os linharenses ao delírio com manobras de tirar o fôlego.

Mais de 10 mil pessoas assistiram a apresentação que lotou as principais ruas e avenidas do bairro Centro. Durante a demonstração, sete aeronaves sobrevoaram a praça e os rios Doce e Pequeno, realizando mais de 50 manobras. Entre elas, nomes curiosos como: DNA, panqueca, bolota, espelhão e bomba. O espetáculo foi realizado na nova Praça 22 de Agosto, pontualmente às 16 horas.

Para a equipe, que veio com 16 componentes, a expectativa foi grande e valeu pena. "Essa é a primeira apresentação que fazemos em Linhares e representou a extensão da importância que a Esquadrilha tem em território nacional. Leva o trabalho da força aérea para o Brasil. Deu um frio na barriga, como em todo voo. Mas sempre procuramos ficar com o foco no voo e deixar um pouco as emoções de lado. Queremos levar de Linhares o carinho do público", disse o capitão aviador do grupo, Álvaro Escobar Veríssimo.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça no município foi uma iniciativa da Prefeitura de Linhares e fez parte da parte da programação da "Semana Mundial Sobre Drogas", promovida pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. O evento contou com a presença do Prefeito Guerino Zanon.


Além da demonstração das aeronaves, outras atrações foram realizadas durante toda à tarde na praça, para animar o público presente e conscientizar a população da importância de combater às drogas.  "Foi um evento para unir as famílias e convidá-las para esse dia D contra as drogas", afirmou o secretário de Segurança, Coronel Jones Mattos.

Na programação aconteceram palestras, documentário sobre o tema, testemunhos dos internos da Casa São Francisco de Assis – Projeto Resgate e a apresentação do teatro da Guarda Municipal, "Existe uma saída", no Centro Cultural Nice Avanza.  A Secretaria de Saúde fez exames de glicemia e aferição de pressão arterial. Já a de Esporte e o Lazer realizou o passeio ciclístico contra as drogas, com saída às 13h30min, da Praça 22 Agosto, passando por alguns bairros da cidade e retornando à praça.


O dia também foi animado com a boa música do Quarteto de Cordas, no Anfiteatro Dulce Pestana. O caminhão da SOS Mata Atlântica também esteve no local até às 16 horas, realizando palestras, oficinas, jogos educativos, análises de água, entre outras atividades. 


Durante a tarde, a criançada pode brincar à vontade, teve pula-pula, algodão doce, pipoca e distribuição de brindes, tudo ofertado pela Prefeitura de Linhares. Além disso, foi realizada uma oficina de leitura, com o tema: Viajar nos livros é massa – Uma viagem com volta! Viajar nas drogas é uma droga – Uma viagem sem volta! Em média 100 crianças participaram da oficina. As  atrações se encerraram às 17 horas.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.

Em 14 de maio de 1952 o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira  exibição oficial. A Esquadrilha opera desde 1983 e é formada por 13 pilotos que se revezam em sete posições de voo a cada demonstração. Toda apresentação conta com 7 aeronaves.


Maiores informações sobre a Esquadrilha da Fumaça estão disponíveis no site www.esquadrilhadafumaca.com.br