Linhares é o primeiro município da região com gás natural canalizado

O município de Linhares é grande produtor de gás natural. A novidade é que vai receber com mais eficiência o que produz.  Foi assinada nesta quarta-feira (22), a ordem de serviço para implantação do projeto da rede de distribuição de gás natural para Linhares. O município será o primeiro da região, e o segundo do Espírito Santo, a receber os dutos de canalização, o que representa um marco na interiorização do gás natural no estado.

Ao todo, 43 quilômetros de dutos subterrâneos levarão o gás natural para indústrias, postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais do município. As obras de implantação da rede devem terminar em setembro.

"Queremos que todo este desenvolvimento trazido pelas novas empresas que se instalam no município garanta, principalmente, o desenvolvimento social. Os transtornos que a obra vai causar no espaço urbano serão compensados pelo benefício que ela traz ao município", afirmou o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

A obra deverá gerar cerca de 120 empregos diretos. São investimentos da ordem de 40 milhões. "Queremos duplicar os investimentos, para que Linhares seja mais um pólo de atração de novas empresas. O gás é um combustível limpo que induz o desenvolvimento", disse José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras Distribuidora.

A rede que será instalada em Linhares começa na estação de descompressão, em Bebedouro, às margens da BR 101. Os dutos serão diâmetro de seis polegadas, e serão instalados a no máximo dois metros de profundidade.

"Precisamos comercializar o nosso gás e continuar o nosso nível de crescimento. O Brasil cresceu 7,5%, e o Espírito Santo cresceu nada menos que 13,5%. Precisamos de infraestrutura para garantir cada vez mais nossos avanços", afirmou o Governador do Estado, Renato Casagrande.

Também participaram da solenidade o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, o vice-prefeito de Linhares, Paulo Joaquim do Nascimento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Paulo Medina, o Secretário de Meio Ambiente de Linhares, Lucas Scaramussa, entre outras autoridades.