Nota Fiscal de Serviços Eletrônica: mais agilidade e economia

Os antigos blocos de nota fiscal estão com os dias contados. A Prefeitura de Linhares será uma das primeiras da região a implantar o sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que garante mais agilidade e economia na emissão de notas fiscais.

Além de reduzir o consumo de papel, o modelo digital permite o envio do documento fiscal via correio eletrônico. O arquivamento das notas também será mais fácil e prático. Os enormes livros fiscais deixarão de ocupar espaço nas prateleiras, e as informações serão armazenadas em arquivos virtuais.

Por meio do sistema, será possível ainda consultar as notas fiscais emitidas, cadastrar clientes, exibir relatórios gerenciais e até mesmo prever quanto deverá se pagar de imposto. É a tecnologia a favor do contribuinte.

O sistema de emissão de nota fiscal eletrônica está sendo implantado em 20 empresas prestadoras de serviços em caráter experimental. "Esta fase de testes, que se inicia a partir do dia 1º de julho, é importante para corrigir possíveis falhas. Depois, implantaremos o serviço definitivamente", avalia Sergio Noé, Diretor de Tecnologia da Prefeitura de Linhares.

Os fiscais do Departamento de Arrecadação Tributária (DAT) da Prefeitura de Linhares estão sendo treinados. Contabilistas e contribuintes também recebem informações a respeito da nota fiscal de serviços eletrônica.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é mais uma ação prevista no Plano de Governo que é colocada em prática.