Seminário de combate à violência contra criança e o adolescente acontece em Linhares

Minimizar a violência contra a criança e o adolescente em Linhares. Esse é o objetivo do Seminário de apresentação da Rede de Proteção à criança e ao adolescente, e para discutir e apresentar as ações que já estão sendo implementadas nas escolas municipais e nas comunidades, foi realizado nessa quarta-feira, 01, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o segundo seminário do projeto.

Na oportunidade, professores da educação infantil e fundamental, representantes sociedade civil e profissionais das áreas de segurança e saúde apresentaram vários planos de ação para trabalhar a vida da criança.

No Centro de Educação Infantil Municipal, CEIM "Olga Bortoti Molina", no Canivete, as ações já estão chegando até os pais dos alunos. Marilda Maria Eliotério Justi, é mãe de uma das crianças do CEIM e participou do projeto "Escola e Família", realizado pela instituição e comentou como é importante a participação dos pais no dia a dia dos filhos, principalmente, na sala de aula.

"Esses projetos nos incentivam a estar mais presentes na escola. Acompanhar de perto a educação dos nossos filhos. A escola não pode caminhar sozinha. Os pais também precisam ter responsabilidade. É uma valorização da vida", disse a mãe.

As ações de combate à violência estão sendo desenvolvidas nas 83 escolas municipais, EMEF’S e CEIM’S, A intenção é que a partir da educação das crianças também seja possível alcançar a comunidade.

Desde 2010, Linhares aderiu o projeto "A Escola que Protege", que previne a violência escolar, unindo as instituições no sentindo de discutir as causas e possíveis soluções, além de implementações de ações para minimizar a violência na sociedade.

O Seminário de apresentação da Rede de Proteção à criança e ao adolescente foi realizado pela Prefeitura de Linhares através da Secretaria de Educação.  O evento faz parte de uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),  através da Pro-reitoria de Extensão -Coordenação das Áreas temáticas de Educação e Direitos Humanos e o MEC,  e está englobado na Escola que Protege.