Notícias

Conscientização: alunos de Escola Municipal realizam eventos sobre os malefícios do tabaco

Alunos, professores, serventes e funcionários municipais se reuniram na última segunda e terça-feira, na escola Municipal Jerônimo Monteiro, para discutir os principais malefícios do tabagismo. A programação fez parte da semana da luta contra o vício do tabaco.

Os eventos contaram com palestras com a Assistente Social Alda Porto e a Psicóloga Graziela da Verbeno, ambas funcionárias municipais do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde – NAPS, no setor de tabagismo. As palestrantes apresentaram vídeos, e uma paródia sobre o tabaco foi encenada pelos próprios alunos.

A programação contou ainda com encenações e também com a conscientização em campo: os alunos junto a seus professores e com o apoio da Guarda Municipal seguiram para o entorno da escola, munidos de cartazes e panfletos que alertavam os problemas causados pelo tabaco. Todo material gráfico foi distribuído à comunidade.

Na noite desta terça-feira (31), foi à vez dos pais receberem uma aula sobre a luta contra o tabaco. Foi o que afirmou a coordenadora da instituição, Laudicéia Guimarães Mery. "Ficamos muito felizes com a efetiva participação dos pais neste momento tão importante para os alunos. Eles produziram tudo o que foi apresentado," disse a coordenadora.

A aluna Êmilly Lago acrescentou que o trabalho realizado pela escola foi muito importante e que aprendeu muito sobre o assunto e transmitira para seus familiares e amigos. "Tudo que fizemos foi muito legal. Toda a escola participou desenvolvendo algum trabalho," afirmou a aluna.

    
Programa Municipal de Controle do Tabagismo

Criado no ano de 2002, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Linhares tem como principal objetivo estimular os pacientes a deixar de fumar e prevenir a iniciação ao uso do tabaco por crianças e adolescentes, na busca por reduzir a mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco. Atualmente em média 500 pacientes são acompanhados pelo programa. O tratamento é gratuito.

O primeiro passo para quem deseja participar do programa é ter o desejo de parar de fumar. As atividades realizadas pelo programa vão desde atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiros, assistentes social, atendimento em grupo com reuniões e atividades sócio educativas, através de palestras e oficinas nas escolas e empresas.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo funciona no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps), no Centro. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas e telefone para contato é o (27) 3372 – 7424.