Comunidade do Aviso ganha EMEF e quadra poliesportiva

O bairro Aviso está em festa. É que no próximo sábado (4), às 18 horas, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, irá inaugurar no bairro a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prefeito Roberto Calmon, a maior escola municipal da cidade, em area construída; e o Ginásio Poliesportivo Joaquim Francisco de Almeida, o "Joaquim Muriçoca".
 
A escola que comportava 367 alunos, agora beneficiará mais de 1.200 crianças. São mais vinte novas salas, além das sete que já existiam, em um espaço amplo e arejado que também conta com biblioteca, sala de apoio a crianças especiais, laboratório de informática, refeitório e outras dependências.

"Os investimentos que estão sendo feitos na educação do nosso município trarão bons resultados. Com essa nova estrutura vamos atender a demanda escolar do Aviso e garantir educação de qualidade à população. Nosso objetivo é melhorar nossa nota no IDEB", afirma a secretária municipal de Educação, Ana Maria Para?so Dalvi.

A EMEF Prefeito Roberto Calmon oferece atualmente apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 6º ano. Com a nova estrutura, o projeto para o próximo ano é que sejam criadas quatro turmas de séries finais, até o 9º ano, para absorver os alunos que já estão na escola.

Além de funcionar nos turnos matutino e vespertino, a escola também será a sede temporária da Faculdade de Ensino Superior de Linhares, a Faceli. A partir do segundo semestre, a faculdade estará funcionando no local. O início das obras da sede definitiva da Faceli está previsto para 2012.

O Ginásio Poliesportivo Joaquim Francisco de Almeida, o "Joaquim Muriçoca", como é conhecido, fica anexo à escola e atenderá a demanda acadêmica e toda a comunidade. A quadra segue padrões oficiais para várias modalidades e conta com arquibancadas laterais, banheiros e outras dependências.

IDEB – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais investimentos no Aviso

Os moradores do Aviso, que aguardavam ansiosos por mais essas obras, vêm recebendo atenção especial da Prefeitura de Linhares. "Estamos cumprindo aquilo que estão previsto no plano de governo que discutimos junto com a população. Nós destacamos as prioridades e estamos trabalhando para oferecer aos moradores do bairro melhor qualidade de vida", disse Guerino Zanon.

Recentemente foram entregues à comunidade obras como o Estádio do Nacional e o campo soçaite "Bom de Bola". As obras de pavimentação de ruas e avenidas  também continuam. A Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETE), que permitirá ao município captar e tratar 100% do esgoto urbano, deve ser inaugurada nos próximos meses. Além disso, ainda está prevista a construção de uma Unidade de Saúde da Família.