Seminário sobre o cultivo do cacau foi realizado em Linhares

Aconteceu em Linhares o seminário sobre o cultivo do cacaueiro na região. O evento foi realizado em um primeiro momento na Universidade Aberta do Brasil – UAB, com seminários e palestras que descrevem as principais dificuldades e características da produção. Durante esta quarta-feira (25), aconteceu na Estação Experimental Filogonio Peixoto (ESFIP/CEPLAC), a demonstração de aplicação de sacarose, produto usado no combate a doença "vassoura-de-bruxa". Aproximadamente 200 produtores de cacau participaram do evento.

Durante o encontro foram apresentadas técnicas adequadas para o combate da doença e para a renovação da lavoura. Um dos principais objetivos do evento é o de ajuda o produtor na identificação das plantas e dos frutos doentes, instruir na realização da poda para retirada das partes infectadas do cacaueiro e, a aplicação da sacarose.

A produtora de cacau, Elsa do Carmo Guerreira, lamentou a perca de aproximadamente 92% de sua produção devido à doença. Ela garantiu que irá começar tudo de novo, mas que desta vez utilizando todas as técnicas ensinadas durante o evento. "Não existe nada mais triste do que ver uma produção tão grande ser arrasada por este fungo, um inimigo invisível. Estou aqui para aprender e principalmente, aplicar todas as técnicas na minha nova produção," afirmou a produtora.

Carlos Alberto Spaggiari, chefe da Estação Experimental, garante que com as técnicas e cuidados ensinados nestes dois dias de treinamento, os agricultores terão sucesso no combate a doença. "Temos que lutar contra essa realidade com todos os meios que estão disponíveis. Sabemos das dificuldades de outros estados com a doença, a exemplo da Bahia, mas temos que continuar avançando sempre nesta causa", afirmou Spaggiari.

João Calmon Soeiro, também produtor do fruto, participou atentamente da demonstração de aplicação da sacarose. "Antes só tínhamos como combater a doença com as plantas clonadas, por serem mais resistente ao fungo, agora podemos tratar com estas técnicas. Estamos sempre em alerta com a doença, temos que combatê-la," afirmou Calmon. 

O que é a doença "Vassoura-de-bruxa"?

(fonte: Manual para a renovação da lavoura cacaueira capixaba)

É uma doença causada por um fungo cujo controle é muito difícil, sendo considerada um dos principais e mais sérios problemas que atingem o cacaueiro no Brasil. Pode causar perdas superiores a 90% na produção de cacau.

Os esporos do fungo (sementes) são produzidos em cogumelos que crescem sobre as "vassouras" secas e os frutos infectados. O vento e a chuva exercem papel fundamental na disseminação da doença. Quando há ocorrência de muitas chuvas e temperatura adequada (em torno de 25°C), o fungo se reproduz rapidamente e prejudica a produção de toda a plantação de cacau.

No Estado do Espírito Santo, a doença foi identifica pela primeira vez em fevereiro de 2001.

Cacau em Linhares

Linhares se destaca no cenário nacional de produção de cacau, ocupando a 3ª posição no ranking dos maiores produtores (Bahia e Pará estão nas primeiras colocações). Atualmente, cerca de 20 mil hectares das terras do município estão cultivadas com o fruto, o que representa aproximadamente 95% da área plantada no estado.

A média de produção do município é de cerca de 10 mil toneladas por ano, podendo atingir 14 mil toneladas em anos de temperatura e preço favoráveis. Nesses anos de melhor produção, as lavouras cacaueiras chegam a gerar cinco mil empregos.