IX Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes mobiliza sociedade linharense

A IX Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes reuniu centenas de pessoas no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na manhã desta terça-feira, dia 8. O evento promovido Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, teve como objetivo discutir a realidade social em que vivem crianças e adolescentes do município.

"Precisamos ficar vigilantes, pois o risco social é permanente!", disse o Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, durante seu pronunciamento. O secretário alertou que o crescimento econômico também contribui para os riscos sociais. "A conferência serve para debater, junto à sociedade, soluções para esses problemas. Precisamos unir poder público, entidades filantrópicas e a sociedade de um modo geral. Isso é fundamental para o sucesso dos programas de proteção aos menores que realizamos", completou.

Welber Melhorim, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, disse que as crianças e os adolescentes devem ser prioridade. "Todos nós temos o dever de cuidar dessas pessoas. Elas precisam ser prioridade dentro de uma sociedade. Não basta apenas discutir é preciso se mobilizar e colocar, em prática, aquilo que destacamos aqui na conferência".

O tema discutido durante a conferência foi "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios". Os menores atendidos pelo projeto AABB cantaram o hino nacional, na abertura da conferência, e o grupo de congo do Centro Linharense dos Amigos do Menor (CLAM) também se apresentou.

Além do Secretário Municipal de Assistência Social, estiveram presentes o Secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, representantes de entidades filantrópicas de Linhares e comunidade em geral.