Cursos do PIQ são iniciados em Linhares

Nesta segunda-feira, dia 23, foram iniciados os do Programa Integrado de Qualificação (PIQ) na unidade linharense do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O primeiro dia foi marcado pela apresentação do programa e da metodologia do curso.

Dos 36 cursos oferecidos pela prefeitura, 11 já começaram, que são os seguintes: Armador de Ferragens; Carpinteiro de Forma; Caldeireiro; Eletricidade Básica; Eletricista Instalador Predial; Leitura e Interpretação de Desenho Técnico; Marceneiro de Móveis Personalizados; Mecânico de Manutenção Industrial; Mecânico de Motor a Álcool e Gasolina; Mecânico de Usinagem e Solador de Solda Elétrica MAG. Os outros cursos começarão nos próximos dias.

As expectativas dos alunos são as melhores. Os jovens e adultos do município buscam uma vaga no mercado do trabalho, e encontram na capacitação gratuita o caminho para conseguir este ingresso. Como é o caso de Sandro Bezerra, que cursará o curso de Solda Elétrica MAG, no intuito de alcançar novas oportunidades de trabalho. "Muitas empresas estão vindo para Linhares, é importante se qualificar para estar apto para estas vagas. O curso gratuito por ser gratuito é uma chance a mais para não ficar de fora", ressaltou.


Sobre o PIQ
O programa visa à capacitação e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e a valorização da mão de obra local, dando oportunidades aos linharenses de absorverem os novos empregos que estão surgindo com o desenvolvimento econômico do município. Com o PIQ a prefeitura está contratando empresas prestadoras de serviços de formação profissional para oferecer cursos profissionalizantes. O intuito é qualificar no biênio 2011/2012  cerca de 5000 pessoas

.
Empregos em Linhares
Linhares é a cidade que mais gera emprego no Espírito Santo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o município no mês de abril, foi o que mais ofereceu empregos com carteira assinada em todo estado. A cada 05 vagas geradas no Espírito Santo, uma foi em Linhares. Além disso, a cidade está entre os 50 municípios brasileiros que mais geram empregos, ficando inclusive à frente de algumas capitais nacionais.