Audiência pública sobre complexo comercial, imobiliário e de lazer esclarece dúvidas da comunidade

Em clima de muita tranquilidade, comunidade, gestores e investidores se reuniram na noite de terça-feira (17), para a audiência pública que discutiu os impactos do empreendimento Prima Cittá, do grupo Lorenge, que será instalado no bairro Movelar. A audiência foi realizada na Universidade Aberta do Brasil – UAB, do bairro BNH. O auditório ficou lotado. Representantes da sociedade civil, moradores e interessados participaram do evento.

Esta é uma das diretrizes do Plano de Governo. A realização de audiências públicas demonstra a maneira democrática e participativa que a Prefeitura de Linhares trabalha. "Este evento representa um marco da política urbana de Linhares. Dá início à implantação de um dos principais instrumentos de gestão urbana, previsto no Estatuto da Cidade", afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, que conduziu os trabalhos. A audiência contou também com a presença da Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni, além dos representantes do grupo de investidores.

Num primeiro momento, os empresários do grupo Lorenge apresentaram o investimento e suas características. Posteriormente, foi oferecida à comunidade a oportunidade de fazer perguntas e contribuições.  As principais questões abordadas foram relacionadas ao trânsito no local, segurança e meio ambiente. Todos os questionamentos foram prontamente respondidos pela mesa diretora.

Outra questão discutida foi com relação ao aproveitamento da mão de obra local por parte da empresa.  De acordo com o presidente da Lorenge, José Élcio Lorenzon, é uma vantagem contratar profissionais do município: "O empreendimento de sucesso é aquele que está aliado à comunidade local. Se pudermos adquirir mão de obra aqui de Linhares será melhor’, afirmou o empresário.

A Prefeitura de Linhares entende a necessidade de qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Por isso, implantou o PIQ, Programa Integrado de Qualificação. Por meio do programa, cerca de 5000 pessoas serão capacitadas nas mais diversas áreas.

A audiência durou cerca de duas horas e quarenta minutos. A Prefeitura de Linhares permanece com um canal de comunicação entre os empreendedores e a sociedade, respondendo, via e-mail, às perguntas mais concretas ou técnicas que surgirem posteriormente.