Nova Praça 22 de Agosto: O sonho agora é realidade

O dia 14 maio ficará registrado na memória de cada linharense como o dia em que a cidade resgatou e eternizou parte de sua história. Foi nesse dia, em que o passado se tornou presente para um futuro ainda melhor, pois a Prefeitura de Linhares entregou à população a Nova Praça 22 de Agosto.

"Não tenho palavras para expressar minha emoção em entregar a Linhares à praça totalmente revitalizada. Essa é uma forma de agradecermos ao povo linharense pela confiança e carinho. Valeu à pena esperar por este dia", disse o prefeito Guerino Zanon, durante a cerimônia de inauguração, que reuniu milhares de pessoas.

A emoção também tomou conta de umas das principais personagens da história de Linhares, Dulce Campos Pestana, conhecida como Tia Dulce. Ela que ao longo de seus 94 anos presenciou da janela de casa cada momento vivido na Praça 22 de Agosto.

"Sou nascida, crescida e envelhecida nesta cidade. Vivo aqui desde quando Linhares era apenas uma vila. Participei de muitas festas nesta praça. Hoje é um dia muito feliz. Obrigada Guerino Zanon, meu grande amigo, por esta alegria", completa Tia Dulce.

Para o secretário municipal de Cultura, Antonio Bezerra Neto, a beleza cultural e natural da praça inspirou e continua inspirando versos.

"Grandes personalidades que por aqui passaram, como Dom Pedro II, eternizaram a beleza deste lugar em suas palavras". Bezerra também falou da importância do lugar para o bem-estar da população. "Um homem urbano necessita das praças para viver sua mocidade". E encerrou dizendo: "Não há redenção social sem a premissa da cultura".     

Além de esbanjar modernidade, a Nova Praça 22 de Agosto faz um resgate da história da cidade por meio de obras feitas por artistas da terra. Cada espaço homenageia um personagem marcante, ao todo são 54 nomes. Entre os principais espaços da praça estão: o Anfiteatro, o Centro Cultural, a Casa da Câmara, o Mirante, o Lago, a Biblioteca, o Museu, as quadras, entre outros. 

Durante a cerimônia de inauguração da praça também foi lançado o selo comemorativo "Praça 22 de Agosto: Berço de Memórias" chancelado pela Casa da Moeda/Correios, representada pelo Diretor Regional dos Correios, Robson Passos do Amaral, e entregue ao prefeito, Guerino Zanon.

Outro momento marcante do dia, que entrou para história da cidade, foi a inauguração da nova Biblioteca Pública Municipal "Antônio Azevedo Lima".  O espaço abriga mais de 20 mil títulos no acervo, que além de contar com o material antigo, ganhará títulos atualizados. A Biblioteca também tem sala de informática, sala para crianças, sala de projeção audiovisual e ambiente climatizado. Além disso, conta com acesso gratuito à internet.

A Praça 22 de Agosto é uma obra que alia cultura, educação, esporte e lazer com a inclusão social, que oferece à população melhor qualidade de vida e segurança.