Nova Praça 22 de Agosto: Documentário sobre Emir de Macedo Gomes é lançado durante a programação

Um pouco da história de Linhares será eternizada no vídeo-documentário "Dr. Emir – A história de Emir de Macedo Gomes" que será lançado no dia 21 de maio, durante a programação de inauguração da Nova Praça 22 de Agosto. O evento terá início às 19 horas e será realizado no Centro Cultural Nice Avanza, anexo a Praça.

O vídeo retrata a trajetória do médico e político, Dr. Emir de Macedo Gomes, uns dos principais personagens da história não só linharense, mas também de todo o estado. A atuação na medicina, a construção da família ao lado da esposa, a figura de pai, o ingresso e a ascensão na política, a luta contra a doença, o falecimento, e o exemplo deixado por Emir, são alguns dos fatos abordados no documentário.

A ideia de resgatar a história de Dr. Emir, como era conhecido, partiu do jornalista Franco Fiorot há cerca de cinco anos.  "Sempre ouvi falar da importância dele para Linhares. Então resolvi resgatar a trajetória de sua vida. Conversei com sua esposa (Therezinha) e o filho (Emir Filho) sobre registrar essa história e deixá-la para as futuras gerações. Mas só no ano passado coloquei o projeto em prática", lembrou Franco.

Depois de uma vasta pesquisa sobre a história de Emir de Macedo Gomes, depoimentos de familiares, amigos e contemporâneos e acesso a um acervo de fotos guardados há anos pela família de Dr. Emir foi possível compreender a vida de um dos homens mais importantes da história de Linhares. São 42 minutos de vídeo que retratam a trajetória desse ícone que a partir de agora poderá ser conhecido pelas gerações que viveram depois dele e as que ainda virão.

O documentário, produzido pelo jornalista Franco Fiorot, é uma realização da Campo Vivo Comunicações e da 7D Produção, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da empresa Floresta do Rio Doce Agroderivados e da Fazenda São José.

Quem foi Emir de Macedo Gomes?

Nascido em Remanso, na Bahia, no dia 10 de agosto de 1924, Emir de Macedo Gomes formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e em 1951, mudou para o Espírito Santo, mais precisamente no município de Linhares.

Foi prefeito de Linhares (1955 a 1958) e deputado estadual por sete mandatos consecutivos. Emir ainda foi secretário de Estado da Agricultura; de Educação e Cultura; da Casa Civil; entre outras pastas.

Emir faleceu no dia 31 de janeiro de 2000.