Secretaria de Cultura exibe filme no Presídio Regional de Linhares

A Secretaria de Cultura realiza hoje, no Presídio Regional de Linhares, mais uma edição do Cinema Itinerante. O evento terá início às 16:30h.

O filme em exibição será "Desafiando Gigantes" que mostra grandes desafios da vida. Confira abaixo a sinopse do filme. O cinema foi inaugurado no Presídio no dia 15 de abril com exibição do filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin.

Para a psicóloga Lucíola Lopes Moraes Pereira, que atende na unidade penitenciária há quatro anos, a exibição de filmes para os internos é uma forma de inclusão. "O único direito que eles estão privados é o de ir e vir. A intenção desse cinema foi trazer um pouco de cultura para os detentos, e, além disso, mostrar que pode haver mudança, e que existe um lado bonito da vida", ressalta.

Para um dos internos da penitenciária, o cinema é uma oportunidade de sorrir. "É um evento muito importante para nós detentos. Ficamos felizes porque tem pessoas lá fora que olham para a gente e fazem um trabalho como este. A exibição dos filmes nos mostra que é possível sorrir dentro de um lugar como este, e que vale a pena a gente acreditar numa vida melhor", afirma.

Sinopse
Quem nunca teve que enfrentar grandes desafios na vida? A diferença entre o vencedor e o perdedor pode estar em sua fonte de apoio. Em seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor não consegue levar seu time, o Shiloh Eagles, a uma temporada de vitórias. Por isso, todos começam a vê-lo como um derrotado e a direção da escola pensa em demiti-lo.

Em casa, as dificuldades também o jogam mais para o fundo do poço. A esposa quer muito ter um filho e, depois de alguns exames, o casal descobre que o problema está com ele. Como os tratamentos de fertilidade são caros, a idéia do filho é deixada de lado. Depois de tantos reveses, o pensamento de desistir de tudo lhe passa pela cabeça. Até que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé. E é na oração e na leitura da Bíblia que Taylor descobre a força da perseverança para vencer.

Depois de descobrir que a Bíblia pode ser a solução para sua vida, Taylor passa a usá-la no trabalho, contagiando os jovens que treina e promovendo mudanças na vida deles também.

A direção é de Alex Kendrick (que também é o ator principal) e a distribuidora é a Sony Pictures. Mesmo quem não entende nada de futebol americano (ou ache o esporte muito violento, como é o meu caso), pode se emocionar com essa produção que relaciona a fé em Deus às lutas e situações do dia-a-dia.

Embora certas situações e o desempenho dos atores deixem um pouco a desejar em alguns momentos, a produção tem qualidade comparável à dos típicos filmes hollywoodianos. A trilha sonora também ajuda bastante.

Dá para se promover boas discussões sobre fé prática, estudo da Bíblia, oração e testemunho.