Oportunidade: Primeiro dia de inscrição dos novos cursos do PIQ supera expectativas

As inscrições para as 950 vagas para os cursos gratuitos do Programa Integrado de Qualificação (PIQ), promovido pela Prefeitura Municipal de Linhares, começaram nesta segunda-feira, dia 02, na Universidade Aberta do Brasil (UAB). A procura da população é grande, e já supera as expectativas.

Os cursos são uma chance de melhorar a renda familiar e ingressar no mercado de trabalho, além de qualificar a população para os novos empreendimentos que estão surgindo no município. Como o jovem Fernando Zeferino Bezerra, que tenta uma vaga para mecânico de manutenção industrial. "Estou sempre buscando oportunidade de crescer, e estes cursos podem me ajudar", afirma.

Assim como Fernando, diversas pessoas tentam melhorar as condições de vida, com os cursos do PIQ. É o caso de Rondineli Ribeiro dos Anjos, morador do bairro Interlagos, que pretende fazer o curso de mecânico de motor a álcool e gasolina. "Acho importante essa chance que a prefeitura está dando. Geralmente, esses cursos são caros e não temos condições de fazer, agora sendo gratuito, melhora bastante para a gente", ressalta.

E o PIQ já tem mudado a realidade de muitos linharenses, como Laís Bernardes, moradora do bairro Novo Horizonte, que já é aluna de um curso de elétrica oferecido pelo programa e tenta uma vaga para o curso de solda. "Estou adorando o curso, e pretendo fazer mais este para aperfeiçoar o que eu já sei e aprender coisas novas, para ter assim, cada vez mais oportunidade de entrar no mercado de trabalho".

De acordo com a coordenadora do PIQ, Jussara Carvalho, a Prefeitura está satisfeita com a grande procura da população e que novos cursos serão oferecidos ainda este ano. "A procura está sendo grande, e quem não conseguir se inscrever desta vez,deve ficar atento e continuar se interessando. Iremos oferecer mais cursos nos próximos meses", afirma.

Com o PIQ a prefeitura irá contratar empresas prestadoras de serviços de formação profissional para oferecer cursos profissionalizantes. O intuito é qualificar no biênio 2011/2012  cerca de 5000 pessoas. Os cursos serão realizados em duas instituições parceiras do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Estão sendo oferecidos os seguintes cursos no SENAI : armador de ferragens; carpinteiro de forma; caldeireiro; eletricidade básica; eletricista automotivo;  eletricista instalador industrial; eletricista instalador predial; leitura e interpretação de desenho técnico mecânico; marceneiro de móveis personalizados; mecânico de manutenção industrial; mecânico de manutenção industrial; mecânico de motor álcool e gasolina; mecânico de usinagem (torneiro mecânico);  modelista industrial; NR10 – básico de segurança em instalações e serviços de eletricista; risco e corte de roupas; segurança na operação de guindaste hidráulico veicular; segurança para operador de empilhadeira; segurança de ponte rolante; soldador de solda elétrica – eletrodo revestido e soldador de solda elétrica MAG.

Já no SENAC estão sendo oferecidos os seguintes cursos: aperfeiçoamento em gestão hoteleira; analista de crédito e cobrança; atendimento ao cliente; auxiliar administrativo; atualização para garçom/garçonete; biscoitos caseiros; docinhos, bombons e trufas para festas; auxiliar de pessoal; vendedor; recepção e segurança para porteiros; vitrinismo para o varejo; rotinas de caixa e operação de pontos de venda; preparação de salgados; bolos e tortas doces; governança e secretaria e recepcionista.