Procon dá dicas para que o consumidor não erre nas compras da Páscoa

A Páscoa está chegando e nessa época é comum a tradição das pessoas presentearem familiares, amigos e principalmente as crianças com os famosos ovos de páscoa, coelhos, barras e bombons de chocolate. Com a proximidade da data, o Procon de Linhares orienta os consumidores quanto alguns cuidados que devem ser tomados para não errar na hora da compra e assim evitar problemas e aborrecimentos.

Segundo o coordenador do Procon, Geraldo Roza, é necessário verificar a veracidade das inúmeras promoções. "É fundamental realizar pesquisas de preço, tanto em supermercados como em outros tipos de estabelecimentos que comercializam as marcas tradicionais e próprias. Procurar preços mais acessíveis nas lojas dos fabricantes é ponto positivo", alertou Geraldo.

Outra recomendação importante do órgão é a de que consumidor fique atento à qualidade do produto, verificando se não há violações na embalagem e observando se as informações como peso, marca, número, validade, composição e conservação, entre outras, estão visíveis.

"Marcas diferentes com números iguais não significam que tenham o mesmo peso. Ovos de fabricação caseira têm prazo de validade menor e também devem apresentar todas as informações ao consumidor", destacou Geraldo.

Outro cuidado refere-se aos ovos de Páscoa que oferecem brinquedos. "Compre apenas depois de consultar a idade mínima para o brinquedo e verifique a existência do selo do INMETRO. Caso adquira ovos de chocolate, evite as tentações das compras a prazo para não comprometer o orçamento", finalizou o coordenador.

E assim como todas as compras, exigir a nota fiscal é um dever do consumidor, pois é o documento necessário para reclamar em caso de possíveis problemas.

Em caso de qualquer dúvida ou reclamação, procure o Procon de Linhares, que funciona na Av. João Calmon, 908, Centro – Linhares. Contato: proconlinhares.es@hotmail.com ou pelos telefones: 3372-2129 e 3371-3744.