Linhares participa da Hora do Planeta

Neste sábado, entre 20h30min e 21h30min (horário de Brasília), acontece em todo o Brasil a Hora do Planeta, movimento mundial organizado no país pela organização não governamental World Wildlife Fund (WWF-Brasil). Durante a Hora do Planeta pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Linhares está engajada na ideia. A Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais e Cidadania e Segurança pública apagará durante uma hora, um dos cartões postais do município: A Praça Nestor Gomes (correios). A guarda municipal reforçará a segurança do local enquanto as luzes estiverem apagadas.

É a segunda vez que o município participa do movimento. Ano passado, o local escolhido foi o Projeto Linha Verde. Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro.