A luta contra a Tuberculose continua

Na semana que se celebra o Dia Mundial de Combate a Tuberculose (24/03), o mundo inteiro realiza ações de prevenção e conscientização. Mas, os índices dos casos da doença ainda são preocupantes. Em 2010, foram diagnosticados em Linhares 46 casos de tuberculose, sendo 31 casos novos pulmonares bacilíferos (tipo transmissível de uma pessoa para outra). Neste ano foram notificados 14 casos de tuberculose.

Porém, os bons resultados que veem sendo alcançados com o trabalho da Prefeitura de Linhares, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, desenvolvido no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde, o Naps, mostra que a saúde do município está no caminho certo e que vale a pena lutar por essa causa.

Um exemplo disso é a dona Josenilda da Costa Mendonça, moradora de Povoação. Ela teve tuberculose pulmonar positiva diagnosticada em setembro de 2010 e fez o tratamento gratuitamente no Naps. "Eu fiquei muito mal, emagreci muito, quase morri. Comecei o tratamento, fiz tudo certinho, tomei os remédios e hoje estou curada". Além dela, seus familiares receberam acompanhamento de uma agente de saúde em casa. Alguns deles também possuíam o bacilo transmissor da doença.

O caso de dona Josenilda serve de exemplo para que outras pessoas tenham a consciência da importância de se tratar corretamente. "É muito importante fazer o tratamento certinho. Se eu não tivesse feito direito poderia ter morrido. Fui muito bem atendida no Naps. A equipe está de parabéns!". Assim como dona Josenilda, muitos outros pacientes já fizeram todo o tratamento e se curaram.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose funciona no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde, NAPS, que fica no centro da cidade. O telefone é 3372-7443.

24 de março

Na manhã desta quinta-feira (24), Dia Mundial de Combate a Tuberculose, uma tenda foi montada na frente do Hospital Geral de Linhares (HGL) onde foram distribuídos panfletos educativos, oferecidos materiais para teste do escarro e ainda orientações sobre a doença e de como funciona o Programa Municipal de controle da Tuberculose.

Além disso, a equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose realizou várias palestras, uma delas na penitenciária da cidade, realizou ainda coleta de escarro em algumas Unidades de Saúde do município, expôs faixas educativas e distribuiu panfletos em um campanha de sensibilização à população.

Sintomas da Tuberculose

Os sintomas da tuberculose são insidiosos, ou seja, alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante meses ou anos.

– Tosse seca e contínua (geralmente no início do quadro).
– Tosse com catarro quando a doença evolui. Podendo surgir pus ou sangue no catarro.
– Febre baixa, geralmente no final da tarde.
– Suores noturnos.
– Perda de apetite.
– Fraqueza, cansaço e prostração.
– Perda de peso.

Em casos mais graves os sintomas da tuberculose evoluem para:

– Dificuldade para respirar.
– Dor no peito.
– Tosse com eliminação de sangue.