Mais de 175 atletas participam da 4ª Corrida Rústica do Pontal do Ipiranga

Corredores de diversos municípios do Estado se deslocaram das suas cidades no domingo, 27, para participar da 4ª Corrida R?stica do Pontal do Ipiranga. Aproximadamente 175 inscritos realizaram a prova, que teve início por volta das 8:30h. O evento é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com a Associação de Corredores de Linhares.

Quem levou a melhor na disputa no masculino, foi Sandro Santos de Oliveira, de Viana. Das mulheres, Monique Bolonha, de Santa Teresa ficou com o primeiro lugar.

Mas, os corredores de todas as idades e de diferentes condições fizeram do domingo um dia diferente. Quem é exemplo de superação e mostrou que para ser atleta, a força de vontade é que fala mais alto, foram as deficientes visuais, Adriana Ramos Mascarenhas e Anayde Leal, ambas de Vila Velha. "A oportunidade de estar em um lugar novo e praticar um esporte mesmo tendo baixa visão é uma superação de limite para nós", ressaltou Adriana, que compete há mais de quatro anos.

Elas são treinadas pelo Juracyr Ramos Mascarenhas, o corredor mais velho da competição, com 71 anos. Quem também veio prestigiar o evento foi o Presidente da Associação dos Corredores do Espírito Santo (Acores), Ademar Tristão Filho. Ele, que é atleta há mais de 35 anos, tem 68 anos e pique de sobra. Ademar já participou de 35 maratonas, entre elas a de São Silvestre. 

Quem chamou a atenção e fez a alegria do público, foram os gêmeos Amarílio Braga e Diolindo Braga, de 59 anos. Eles mostraram que competir vai além de ganhar. Que o companheirismo e a amizade, inclusive familiar, está acima da competição. Os gêmeos falaram ainda sobre o Pontal do Ipiranga "As pessoas tem aqui o privilégio de usufruir desse lugar fantástico, com um lazer privado e tranquilo. É a primeira vez que viemos aqui, mas com certeza vamos voltar, inclusive no próximo ano para participar da competição novamente".

A Corrida Rústica encerrou as atividades esportivas do Verão 2011, que tiveram início no dia 8 de janeiro, com um campeonato de Frescobol. Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Jair Reali, foi um dos melhores verões de todo o Estado. "Recebemos turistas de todas as partes e a presença maciça dos linharenses".

O vencedor da categoria masculina, Sandro Santos, 40 anos, participou pela primeira vez da corrida. Ele que corre há 15 anos disse que pretende voltar no ano que vem. "A comunidade está de parabéns pela beleza do balneário e os organizadores pelo evento", disse o corredor.

Já a vencedora do feminino, Monique Bolonha, 29 anos, é praticante do esporte há dois anos e participou pela primeira vez da Corrida R?stica. "Não conhecia Linhares e nem o Pontal do Ipiranga. Gostei muito do balneário e com certeza vou voltar, para aproveitar a praia e o local. Vim confiante de que ficaria entre as 10 primeiras colocadas, e foi uma surpresa para mim ter sido vencedora", ressaltou a atleta.

Confira a classifica??o:

Masculino
– Sandro Santos de Oliveira
– Rodrigo Pereira Franco
– Vanderlei da C. Gomes

Feminino
– Monique Bolonha das Neves Meroto
– Cleumir R. de Oliveira
– Anita Clemente.
 
E no dia 10 de março, acontece às 19h, um passeio ciclistico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A saída será da Praça Nestor Gomes até a Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio.