Mais de 4.000 horas de tratores beneficiam agricultores de Linhares

Um dos principais desafios da agricultura, principalmente a familiar e de pequenos produtores, é a mecanização do campo. Para contribuir com o aumento da produtividade e, consequentemente, favorecer os agropecuaristas, a Prefeitura já ofereceu mais de 4.000 horas de máquinas agrícolas só em 2010.

Aproximadamente 250 produtores rurais foram atendidos pelos cinco tratores de pneus capazes de arar, sucar e gradear o solo. A economia dos agricultores chega a R$ 80 reais por hora de serviço, valor médio cobrado pelas empresas particulares.

Grande parte das solicitações de máquinas é de pecuaristas que desejam substituir a pastagem e de agricultores que cultivam mamão uma vez que essa cultura geralmente é renovada a cada dois anos e seis meses. Os produtores de maracujá também recorrem constantemente às horas de máquina oferecidas pela Prefeitura.

"Sabemos das dificuldades que passam aqueles que buscam na zona rural o sustento de suas famílias. Mais uma vez afirmo que trabalhamos para contribuir com a agricultura familiar e uma maneira de fazê-lo é diminuindo os custos do homem do campo sempre que possível, como oferecendo o serviço das máquinas", destacou o secretario municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, Dalziso Armani.