Povoação tem noite cultural nesta quarta-feira (26)

Dando continuidade as ações que visam a fortalecer as manifestações culturais no interior do município, a Prefeitura de Linhares promove nesta quarta-feira (26) uma noite de muita riqueza cultural em Povoação. Documentário, palestra e lançamento de livro compõem a programação que promete prender a atenção dos moradores e visitantes do distrito, a partir das 19 horas, na sede da Associação de Moradores.

A Secretaria Municipal de Cultura fará o lançamento do livro "Vultos, fatos e lendas linharenses", de Lastenio Calmon Júnior, e assim leva a comunidade o livro de maior expressão de Linhares. Uma palestra com o secretário municipal de cultura, Antonio Bezerra Neto, vai revelar "Os muitos dons de Lastenio Calmon Junior".

Tudo isso será precedido da apresentação do documentário "Folia de Reis" e de um debate com a comunidade sobre a importância do cinema como força estética.

"Não haverá uma verdadeira emancipação cultural de Linhares enquanto os distritos estiverem alijados dos esforços empreendidos pela secretaria de cultura. Em Povoação nós temos traços impressionantes de cultura material e imaterial. É puro encanto", ressaltou o secretário Bezerra.

Cerca de 100 pessoas são esperadas para participar da programação, que tem o apoio da Associação de Moradores da vila.

Povoação

Entre as manifestações culturais do distrito de Povoação destaca-se o importante grupo de folia de reis do Estado que tem sede na vila. Outro momento de festividade que é muito apreciado acontece durante o mês de junho, quando os moradores preparam, com dedicação, uma grande quadrilha para a festa junina.

Localizado no litoral, Povoação tem praia em mar aberto, com águas agitadas e grandes ondas, oferecendo excelentes condições para o surf. Outra atração próxima é a barra do Rio Monsarás, para o norte da orla marítima e a 3 km da base do Projeto Tamar. A praia de Povoação fica na margem norte da barra do rio, podendo-se, portanto dali também se apreciar o espetáculo grandioso do encontro do Rio Doce com as águas do Oceano Atlântico, acerca de 3 Km do povoado.

Confira a programação desta quarta-feira (26) em Povoação:

19h: Apresentação documentário "Folia de Reis"
19h30: debate com a comunidade
20h: Palestra "Os muitos dons de Lastenio Calmon Junior" com Antonio Bezerra Neto, Secretário Municipal de Cultura
20h30: Lançamento do Livro "Vultos, fatos e lendas linharenses"
21h. Confraternização com a comunidade.