Comissão irá atualizar lista de medicamentos disponíveis na rede municipal

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica criou em Linhares, a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) que irá reformular a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). O objetivo da secretaria com a criação da comissão é disponibilizar para a população uma maior variedade de medicamentos e evitar o desperdício. Para isso, abre uma Consulta Pública.

Inicialmente, a comissão coloca à disposição de todos os profissionais da saúde do município, um formulário para sugestões de inclusão, exclusão ou substituição de medicamentos oferecidos hoje na rede básica à saúde. Cada formulário é referente a um medicamento da lista. Os profissionais também receberão um folder que traz todos os medicamentos distribuídos atualmente na rede e a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2010 (arquivos disponíveis para download no final da matéria).

Os formulários preenchidos devem ser entregues aos coordenadores das unidades de saúde, no caso dos profissionais da rede ou na sede da Secretaria de Saúde, até o dia 04 de março de 2011.  Após a esse prazo, a comissão irá se reunir para avaliar as sugestões baseando-se na RENAME 2010, estudos epidemiológicos do município e ensaios clínicos publicados com os medicamentos sugeridos, com o intuito de eleger a nova REMUME.

"A população é quem ganha com a criação da comissão e a reformulação da REMUME, já que haverá a possibilidade de se criar uma lista de medicamentos mais eficazes e adequados à necessidade dos moradores do município", pontua o farmacêutico do município e membro da comissão, Rodrigo Linhalis. A lista é atualizada anualmente ou conforme a necessidade observada pela secretaria de saúde.

De acordo com o Diretor da Assistência Farmacêutica do município, Tobias Jovita, Linhares possui atualmente uma das mais vastas relações de medicamentos do Estado. "O município oferece gratuitamente mais de 150 tipos de medicamentos por meio do serviço de farmácia instituído nas Unidades de Saúde e pela Farmácia Básica", afirma Tobias.

Departamento de Assistência Farmacêutica:
Telefone: (27) 3372-3929 (a partir das 13 horas)
e-mail: assistenciafarmaceutica@linhares.es.gov.br

FORMULÁRIO

RENAME