Governador e prefeito inauguram unidade de tratamento contra o câncer em Linhares

"Saber que dezenas de pacientes não precisarão mais ir à Vitória para fazer tratamento contra o câncer paga qualquer esforço", declarou o prefeito Guerino Zanon na solenidade de inauguração da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon), realizada nesta manhã. Estiveram presentes o governador do estado, Paulo Hartung, o secretario estadual de saúde, Anselmo Tozi e demais autoridades linharenses e de municípios vizinhos, beneficiados com a unidade.

Guerino falou do orgulho de inaugurar uma obra tão importante. "Hoje me sinto honrado em ter contribuir para essa conquista e ser prefeito em um momento tão importante para a saúde pública do município, disse. Paulo Hartung destacou a qualidade no serviço público. "O Serviço público tem que ser de primeira porque o dinheiro do povo é sagrado". Para o secretário, Anselmo Tozi, hoje a saúde no estado está organizada. "Para estruturar a saúde foi preciso construir uma base, com investimentos, capacitação de profissionais e recursos. Hoje, o ES vive essa realidade e a região norte já pode ser considerada auto-suficiente em saúde", concluiu.

A Unacon é anexa ao hospital Rio Doce e tem capacidade para oferecer 36 sessões de quimioterapias por dia e mais de 250 cirurgias oncológicas ao mês. O imóvel, doado pela Prefeitura de Linhares, foi completamente reformado, e oferece estrutura adequada para receber os pacientes. Uma equipe formada por 11 profissionais irão garantir o atendimento aos pacientes. Além da unidade de oncologia foram inaugurados 39 novos leitos e ainda um novo Centro de Diagnósticos. Com os novos leitos, o hospital irá expandir sua oferta de vagas de 119 para 158. Deste total, 86 leitos serão destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes que já fazem tratamento contra o câncer devem solicitar a transferência do serviço para a Unacon de Linhares, onde passarão por avaliação médica e serão cadastrados. Já os pacientes novos, com diagnóstico inicial de câncer, sem tratamento prévio, deverão procurar a unidade para passar por uma avaliação médica e dar início ao tratamento. Além de Linhares, os municípios de Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu e do Noroeste do estado também devem ser atendidos na nova unidade.