Investimentos: Linhares ganha Usina Termelétrica movida a gás natural

"Este é um momento de comemoração e de alegria. Estamos agregando valor ao nosso gás. O gás que é produzido e extraído no município. Isso melhora consideravelmente muitos aspectos. Porque nós passamos a receber recursos maiores em função da utilização desse gás. O município ganha na elevação do índice do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)e ganha principalmente, porque a gente passa a ter recursos para tocar os projetos sociais. Uma empresa como a UTE Linhares que agrega valor a um produto local, é de suma importância para o município". As palavras do Prefeito Guerino Zanon traduzem o cenário de prosperidade econômica que é visto hoje em Linhares.

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, o município recebeu mais um grande investimento: A Usina Termelétrica Linhares, localizada no distrito de Povoação. A partir de agora Linhares aproveita as reservas de gás natural e transforma em energia, passando a ser autossuficiente, abastecendo a região norte do estado do Espírito Santo. O que aumenta a capacidade, a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica.

O Governador Paulo Hartung, comemorou a inauguração da UTE Linhares. "Celebro com muita alegria a instalação dessa geradora de energia, que tem como fonte o gás natural. O Espírito Santo está experimentando um momento de desenvolvimento. Mas um desenvolvimento que inclui as pessoas, melhora as condições de vida e gera oportunidade", destacou Hartung.


A escolha do gás natural como combustível deve-se à disponibilidade das reservas do Espírito Santo, principalmente de Linhares, e pela vantagem de ser o combustível fóssil que causa o menor impacto ambiental. As reservas de gás no Espírito Santo chegam a 25 bilhões de m3, e Cacimbas se destaca como grande região produtora. O processo de produção, por empregar a tecnologia mais avançada disponível, também exige pequeno consumo de água e produz baixo nível de emissões.


O Secretário Estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix, ressaltou que Linhares está dando importantes passos rumo ao futuro. "Guerino Zanon é um prefeito amigo do desenvolvimento, as ações do Governo do Estado sempre foram bem acolhidas por ele. Tenho certeza que Linhares está cada vez mais no caminho certo de se tornar um pólo importante para o desenvolvimento do Estado e do Brasil, por meio dos investimentos que estão sendo feitos no município".

O empreendimento é da Linhares Geração e de acordo com o presidente Paulo Petrassi é com muito prazer que entregam para o município uma empresa deste porte. "Agradeço a todos que participaram deste momento, ao Prefeito Guerino Zanon pelo apoio nesta jornada de desafios e orgulhos. Todo fim é um começo, e iniciamos hoje um novo caminho no fornecimento de energia", ressaltou.

Novos Investimentos:

De acordo com o Prefeito Guerino Zanon, Linhares poderá abrigar cinco novas termelétricas. "Nós já demos a anuência para outras cinco termelétricas. Esperamos que uma delas aconteça logo agora no inicio do ano e outras estão dependendo de liberação, tanto da Agência Nacional de Energia Elétrica, como também do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA). Se esses parques termoelétricos acontecerem Linhares começará a exportar energia. A quantidade de energia que é produzida em todo estado, passa a ser produzida aqui".

Mão de obra qualificada:

Guerino Zanon afirmou que a Prefeitura qualificará pessoas para as novas oportunidades. "A partir de 2011 nós temos um amplo projeto de qualificação profissional. A gente vai trabalhar na qualificação de nossos jovens para eles terem acesso a esses novos empregos que estão surgindo" afirmou Zanon.

Sobre a UTE Linhares :

A Usina Termelétrica Linhares (UTE Linhares) é a primeira usina termelétrica movida a gás natural do Brasil, e é um empreendimento da Linhares Geração S.A.

A UTE Linhares faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá capacidade de geração de 204 MW, energia suficiente para atender a uma cidade com 600 mil habitantes, e vai abastecer o sistema elétrico brasileiro. A usina termelétrica é acionada por motores movidos exclusivamente a gás no ambiente regulado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


As obras de implantação da UTE Linhares duraram 17 meses. O empreendimento foi financiado com recursos dos acionistas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de bancos privados (Itaú BBA e Banco Standard de Investimento.


Projetada e construída em regime turnkey (pronta para uso) pela empresa finlandesa Wärtsilä, que é líder no mercado de geração de energia por motores estacionários e também fará a manutenção e operação da usina. A UTE Linhares possui 24 grupos geradores acionados por motores a combustão interna turbo-comprimidos de quatro tempos e ignição por centelha, movidos exclusivamente a gás natural, que, por sua vez, é proveniente do gasoduto Cacimbas-Vitória, operado pela Petrobras e fornecido pela BR Distribuidora. A energia produzida por eles será transformada em energia elétrica nos geradores e depois, transmitida à Subestação de Linhares através de uma linha de transmissão.


A UTE Linhares conecta-se ao Sistema Integrado Nacional (SIN), na subestação de Linhares operada pela Escelsa. Sua localização geográfica é favorável em termos de oferta de combustível e demanda de energia elétrica, garantindo a distribuição, para o desenvolvimento da região norte do Espírito Santo.


A Linhares Geração S.A. é uma sociedade de propósito específico, criada em outubro de 2008, para o cumprimento das obrigações decorrentes da proposta vencedora de seus sócios no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) A-3, de setembro de 2008.
 
A companhia é controlada pelo Fundo de Investimento em Participações Brasil Energia (FIP Brasil Energia), que tem como cotistas alguns dos maiores e mais respeitados investidores institucionais em fundos de pensão brasileiros, e tem o Grupo Diferencial Energia como sócio.


A Linhares Geração recebeu do Ministério das Minas e Energia autorização como produtor independente de energia elétrica e assinou com 30 distribuidoras contratos de comercialização de energia com duração de 15 anos e vigência a partir de 1° de janeiro de 2011.