Linhares ganha unidade de tratamento contra o câncer

Mais conforto para os linharenses que fazem tratamento contra o câncer. A partir de janeiro, os pacientes farão quimioterapia perto de casa. Por meio de uma parceira entre a Prefeitura de Linhares, o Governo do Estado e o Hospital Rio Doce será inaugurado na próxima quinta-feira (23), às 8 horas, a Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon), anexo ao hospital.

"Fazendo o tratamento em Linhares, minha vida vai melhorar 90%. Será muito bom, estou muito feliz!", disse Leandro Rodrigues dos Santos. Morador da localidade do Humaitá, ele e outros 31 pacientes contavam com o transporte oferecido pela Prefeitura de Linhares até Vitória para fazer o tratamento.

Para a Secretária de Saúde, Sônia Dalmolim, a inauguração da Unidade de Oncologia é um avanço para o município. "Todos os pacientes que hoje são levados para Vitória para fazer quimioterapia, passarão a ser atendidos em Linhares. Esta é uma conquista muito grande, pois conseguimos garantir mais qualidade de vida a estas pessoas que sofrem tanto com uma doença tão séria", disse a secretária.

A unidade tem capacidade para oferecer 36 sessões de quimioterapias por dia, um total de 720 por mês. O imóvel, doado pela Prefeitura de Linhares, foi completamente reformado, e oferece estrutura adequada para receber os pacientes. Uma equipe formada por 11 profissionais, entre médicos (hematologista, oncologista clínico e cirurgião oncológico), enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêutico, assistente social, psicólogo, auxiliar de serviços gerais e recepcionista, garantem o atendimento de qualidade.

Os pacientes que já fazem tratamento contra o câncer devem solicitar a transferência do serviço para a Unacon de Linhares, onde passarão por avaliação médica e serão cadastrados. Já os pacientes novos, com diagnóstico inicial de câncer, sem tratamento prévio, deverão procurar a unidade para passar por uma avaliação médica e dar início ao tratamento.

A solenidade de inauguração, nesta quinta-feira, contará com a presença do Governador Paulo Hartung, do Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e dos secretários de Saúde Anselmo Tozi e Sônia Dalmolin, além de outras autoridades. Além de Linhares, os municípios de Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu e do Noroeste do estado também devem ser atendidos na nova unidade.

* A foto é de uma das fachadas do Hospital Rio Doce. O Centro de Oncologia ficará anexo ao hospital