Linhares inaugura primeira termelétrica de gás natural do país

Nesta quinta-feira, dia 23, às 9 horas, é inaugurada em Linhares a primeira usina termelétrica movida a gás natural do Brasil e a primeira termelétrica do Espírito Santo. A Usina Termelétrica Linhares (UTE Linhares) é um empreendimento da Linhares Geração S.A, e vai aumentar a capacidade, a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica na região norte do estado. O Prefeito Guerino Zanon e o Governador Paulo Hartung, estarão presentes no evento.

A UTE Linhares faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá capacidade de geração de 204 MW, energia suficiente para atender a uma cidade com 600 mil habitantes, e vai abastecer o sistema elétrico brasileiro. A usina termelétrica é acionada por motores movidos exclusivamente a gás no ambiente regulado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Apenas 20% da demanda energética capixaba são supridas por fontes de geração locais. Os 80% restantes são provenientes de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a UTE Linhares o município passa a ser auto-suficiente, o que de acordo com o Prefeito Guerino Zanon contribui para o desenvolvimento. "Temos uma grande deficiência de energia no Espírito Santo, principalmente no Norte. Para que haja desenvolvimento sustentável, a base é a energia. Com energia, é possível gerar emprego e renda", ressaltou o prefeito.

As obras de implantação da UTE Linhares duraram 17 meses. O empreendimento foi financiado com recursos dos acionistas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de bancos privados (Itaú BBA e Banco Standard de Investimento.

Projetada e construída em regime turnkey (pronta para uso) pela empresa finlandesa Wärtsilä, que é líder no mercado de geração de energia por motores estacionários e também fará a manutenção e operação da usina. A UTE Linhares possui 24 grupos geradores acionados por motores a combustão interna turbo-comprimidos de quatro tempos e ignição por centelha, movidos exclusivamente a gás natural, que, por sua vez, é proveniente do gasoduto Cacimbas-Vitória, operado pela Petrobras e fornecido pela BR Distribuidora. A energia produzida por eles será transformada em energia elétrica nos geradores e depois, transmitida à Subestação de Linhares através de uma linha de transmissão.

A escolha do gás natural como combustível deve-se à disponibilidade das reservas do Espírito Santo, e pela vantagem de ser o combustível fóssil que causa o menor impacto ambiental. As reservas de gás no Espírito Santo chegam a 25 bilhões de m3, e Cacimbas se destaca como grande região produtora. O processo de produção, por empregar a tecnologia mais avançada disponível, também exige pequeno consumo de água e produz baixo nível de emissões.

A UTE Linhares está localizada no distrito de Povoação e conecta-se ao Sistema Integrado Nacional (SIN), na subestação de Linhares operada pela Escelsa. Sua localização geográfica é favorável em termos de oferta de combustível e demanda de energia elétrica, garantindo a distribuição, para o desenvolvimento da região norte do Espírito Santo.

Sobre a UTE Linhares.
A Linhares Geração S.A. é uma sociedade de propósito específico, criada em outubro de 2008, para o cumprimento das obrigações decorrentes da proposta vencedora de seus sócios no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) A-3, de setembro de 2008.
 
A companhia é controlada pelo Fundo de Investimento em Participações Brasil Energia (FIP Brasil Energia), que tem como cotistas alguns dos maiores e mais respeitados investidores institucionais em fundos de pensão brasileiros, e tem o Grupo Diferencial Energia como sócio.

A Linhares Geração recebeu do Ministério das Minas e Energia autorização como produtor independente de energia elétrica e assinou com 30 distribuidoras contratos de comercialização de energia com duração de 15 anos e vigência a partir de 1° de janeiro de 2011.